REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
Salvador – A Capitania dos Portos da Bahia informou, através de nota à imprensa, que a empresa Internacional Marítima, que opera o Sistema Ferryboat, foi notificada e vai ter que comparecer à CP para prestar esclarecimento sobre o acidente com o ferry “Juracy Magalhães”, que ficou à deriva na última sexta-feira, pouco depois de ter deixado o Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.
A nota diz ainda que uma equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos foi enviada ao interior da embarcação e comprovou a veracidade da informação divulgada pelo JORNAL DA MÍDIA.
Segundo a Capitania dos Portos, o que causou o problema no “Juracy Magalhães” foi falta de combustível (pane seca). O navio foi obrigado a retornar ao Terminal de Bom Despacho com apenas um motor, o que causou reclamações dos usuários, que tiveram que desembarcar duas horas depois no mesmo terminal, para depois seguires viagem para Salvador.
A Internacional Marítima não divulgou nada sobre o acidente. O que causou estranheza foi o fato de a embarcação ter zarpado do Terminal de Bom Despacho sem combustível. Isto só prova que os setores de manutenção e operacional da concessionária continua falhando para desespero dos usuários, que continuam reclamando da deficiência do serviço.
Entenda o caso – A Internacional Marítima assumiu o Sistema Ferryboat dia 14 de março deste ano. A empresa, que é do Maranhão, foi trazida pela Secretaria de Infraestrutura e Agerba para o lugar da paulista TWB, que eteve o contrato rompido pelo Estado pelos inúmeros problemas causados ao sistema e qualidade péssima de serviço à população.
Para assumir o sistema, a Internacional Marítima contou com o apoio do governo, que desembolsou mais de R$ 30 milhões (dinheiro público) na reforma dos navios.
Quem executou os serviços de reforma foi a própria Internacional Marítima, em parceria com a Lumar, da Bahia. O sistema, que tinha somente duas embarcações em condições de tráfego, passou a contar com sete, segundo garantiu o secretário e vice-governador Otto Alencar.
Nada mudou – Só que todos os quatro ferries reformados foram quebrando. Todos os quatro, em menos de 10 dias, tiveram que sair de tráfego e na última sexta-feira apenas dois estavam operando. Ou seja, os mesmos dois da época da TWB. Que qualidade de reforma foi essa?
Fica difícil e às vezes é complicado para o usuário entender a situação, essas manobras arriscadas, com ferries à deriva na Baía de Todos os Santos. Mas a verdade é que o quadro do ferryboat não mudou, mesmo com o esforço do secretário Otto Alencar em alardear na imprensa amiga que o serviço está ótimo. Uma brincaeira.
Está piorando e caindo pelas tabelas o velho ferry. Todos os erros cometidos pela TWB estão se repetindo. Pena que o vice-governador Otto Alencar não estivesse a bordo do ferry “Juracy Magalhães” quando o navio ficou à deriva na sexta-feira. Deveria estar lá para saber o que é que o usuário está passando. Não adianta se insistir em iludir a opinião pública com informações que na prática não são verídicas.
O ferryboat continua o mesmo e não vai melhorar enquanto o governo não assumir o seu papel de agente fiscalizador e encarar a situação verdadeiramente com responsabilidade. Não adianta também se dizer que a Capitania dos Portos persegue a Internacional Marítima para se tentar falhas gritantes e amadoras.
Isto aí é pilhéria, é irresponsabilidade de pessoas incompetentes que não têm nenhum compromisso com a segurança da população.
Um dia declarou o diretor da Agerba ao se referir às irresponsabilidades praticadas pela TWB contra os usuários:
“A TWB parece não transportar vidas humanas”.
E hoje, o que mudou? Essa preocupação existe, Sr. Eduardo Pessoa? Ou é só frase de efeito o que o diretor da Agerba solta?
- Ferry “Juracy Magalhães” fica à deriva e Internacional Marítima queima horários
- Ferryboat: Internacional Marítima vende “gato por lebre” à população.
- Ferryboat vai de mal a pior com a Internacional Marítima e a omissão da Agerba
- Capitania dos Portos instaura inquérito contra a Internacional Marítima
- Internacional Marítima importa ”know-how” da TWB e encalha ferryboat em Aratu
- História da Internacional Marítima é parte das malvadezas de ACM contra Waldir
- Internacional Marítima emite cupom fiscal em nome da TWB