
As intervenções no Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico Salvador, avançam para uma nova etapa de preparação do espaço, onde será implantado o primeiro hotel seis estrelas do Nordeste e uma plataforma integrada de hospitalidade, cultura, gastronomia, design, bem-estar e negócios. O imóvel foi concedido pelo Governo da Bahia à iniciativa privada, como parte das ações de incentivo à atração de novos equipamentos turísticos para essa região da cidade, visando a geração de emprego e renda e a qualificação do destino para receber visitantes que buscam hotelaria de luxo.
Nesta quinta-feira (24), as obras foram vistoriadas por uma equipe técnica da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A pasta conferiu que os trabalhos seguem dentro do cronograma estabelecido, neste primeiro momento, concentrados em ações de preparação e preservação do patrimônio histórico. O projeto é desenvolvido pela Mata Holding, com execução da construtora André Guimarães.
“Já fizemos a contratação da proteção física e iniciamos as análises estruturais de elementos extemporâneos e serviços de limpeza e remoção de estruturas. A implantação do hotel será conduzida de forma gradual, respeitando as características arquitetônicas e históricas do Palácio Rio Branco e diretrizes dos órgãos de preservação. A proposta é valorizar o patrimônio existente, para criar uma experiência de hospitalidade conectada à identidade baiana”, explicou o gerente de obras da André Guimarães, Pablo Ventim.
O projeto fará surgir um hotel de alto padrão com 90 suítes, sendo 27 instaladas no prédio histórico e as demais distribuídas em uma área anexa, incluindo piscina com vista para a Baía de Todos-os-Santos, spa internacional, três restaurantes e academia. O investimento de R$ 250 milhões irá gerar cerca de 2,5 mil empregos diretos e indiretos. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 24 meses.




























