Roma lembra que Jaques Wagner anunciou o “projeto” da ponte Salvador-Itaparica em 2009. O empreendimento seria inaugurado em dezembro de 2013. (Foto: Arquivo/Jornal da Mídia)
“Daqui a pouco o governador Jerônimo Rodrigues vai culpar o ex-presidente Jair Bolsonaro pela guerra na Ucrânia”, diz o presidente do PL Bahia, João Roma, em reação à tentativa do governante baiano de imputar a Bolsonaro o atraso da Ponte Salvador-Itaparica.
“O projeto foi anunciado pelo governador petista, Jaques Wagner, em 2009, com previsão de a ponte ser concluída em 2013. Uma década se foi e nada. Mesmo com o PT governando a Bahia durante todo este tempo, nenhuma estaca foi levantada!”, observa Roma.
No entanto, lembra o ex-ministro da Cidadania, foram gastos mais de 300 milhões em um monte de projetos inócuos. “Com essa fortuna daria para comprar toneladas de alimentos para o programa Bahia Sem Fome, lançado pelo atual governador petista”.
Mas, segundo Roma, o governador Jerônimo prefere transferir responsabilidades em vez de assumi-las. “Bolsonaro foi eleito em 2018. Quando tomou posse em 2019, a enrolação petista da ponte Salvador-Itaparica já se arrastava há uma década. Agora querem culpar Bolsonaro. Conte outra, governador, porque essa não cola”.
‘Projeto’ da ponte Salvador-Itaparica fez 14 anos em março. Já elegeu e reelegeu Wagner e Rui Costa, ajudou Jerônimo mas não sai do papel.
O projeto da ponte Salvador-Itaparica fez 14 anos em março deste ano. Isto mesmo: em 24 de março de 2009, o então governador da Bahia, Jaques Wagner, hoje senador, anunciou com estardalhaço em uma solenidade no antigo Centro de Convenções, aquele que seria o maior empreendimento da história da Bahia, em termos de obras de infraestrutura.
Erguendo com vibração um velho poster de uma imagem produzida pela Construtora Odebrecht, que o JORNAL DA MÍDIA mostrou que tinha sido arrancada (a foto) dos arquivos da extinta Companhia de Navegação Bahiana, Wagner, já de olho na reeleição, foi muito aplaudido pelo público quando afirmou que a ponte seria inaugurada no final de 20113, já em seu segundo mandato, portanto.
A verdade é que o faraônico projeto lançado por Wagner nunca saiu do papel. Uma estaca de concreto sequer da obra foi batida em algum lugar da Baía de Todos-os-Santos. O projeto, enfim, não trouxe benefício nenhum para a população da Bahia, mas trouxe muitos para Jaques Wagner, Rui Costa e, agora, Jerônimo Rodrigues, turbinando as campanhas eleitorais majoritárias do PT.
Ninguém esquece que os três usaram muito o “projeto da ponte” em suas campanhas. Wagner e Rui Costa foram eleitos e reeleitos governador da Bahia. Só aí são 16 anos e agora Jerônimo já entrou no embalo e diz que na viagem que fará à China “vai ficar tudo resolvido”.
Prazo agora é 2026
Projetada inicialmente para consumir R$ 2,5 bilhões, hoje o projeto da ponte Salvador-Itaparica está orçado em R$ 7,5 bilhões. Antes mesmo de sair do papel, os chineses já pediram para o governo da Bahia reajustar o pedágio.
Fala-se agora que a ponte estará construída até o final de 2016. Desde 2009, este JORNAL DA MÍDIA já publicou dezenas de matérias sobre o tema Ponte Salvador-Itaparica. Em 28/11/2013, o JM destacou: “Prometida por Wagner para 2013, ponte Salvador-Itaparica não saiu do papel – Clique aqui e leia”. No texto, ilustrado com uma imagem do jornal “Bahia de Negócios”, do jornalista Geraldo Vilalva, o JM sustentou:
“Se a promessa de campanha do governador Jaques Wagner (PT), em 2009, tivesse sido cumprida, a ponte Salvador-Ilha de Itaparica, com 14 quilômetros de extensão, seria inaugurada pelo governo da Bahia até o final de dezembro de 2013. Isto mesmo: no Verão 2013-2014 os baianos estariam, enfim, livres dos transtornos do sistema ferryboat e poderiam morar na ilha, desfrutar de suas belas praias. Poderiam viajarem com tranquilidade para cidades do Sul e Oeste da Bahia”.