Embaixador Zhu Qingqiao discute projetos com Jerônimo Rodrigues. — Foto: Fernando Vivas/GOVBA Foto: Fernando Viva/GovBa
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
Oprojeto da Ponte Salvador-Itaparica que desde 2009 foi anunciado pelo Governo da Bahia para ser inaugurada em 2013 e que ainda não saiu do papel, voltou a ser tratado pelo governador Jerônimo Rodrigues. Em encontro ontem com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, Jerônimo também falou sobre o projeto do VLT do Subúrbio, que tem obras bem atrasadas, bem como a questão da montadora BYD, que negocia ocupar a fábrica que era da Ford em Camaçari e que está fechada desde 2021.
Zhu Qingqiao prometeu conversar com as empresas chinesas envolvidas nos projetos da ponte e VLT.
“A impressão que eu tenho é que as empresas chinesas têm muito interesse na execução desses projetos. Isso exige um esforço dos dois lados, brasileiro e chinês, para esclarecer quais são as dificuldades e com base nisso providenciar uma saída”, disse o embaixador.
Já o governador Jerônimo Rodrigues comentou:
“O que fizemos aqui é um resumo do que nós temos para dialogar com a China. Todos os projetos são estratégicos para a Bahia e para o Brasil”, afirmou Jerônimo.
Um dos projetos em andamento apresentado durante a reunião foi o de energia eólica, com a chinesa CGN, no valor de R$ 1,8 bilhão, do qual R$ 1,7 bilhão já foi executado.
“Na visita à China, eu percebi muito cuidado com as energias renováveis. O governo brasileiro se comprometeu a realizar o leilão de linhas de transmissões”.
>>>Clique AQUI e compartilhe esta notícia no WhatsApp.
Ainda no papel, Ponte Salvador-Itaparica já custa R$ 9 bi
Com custo inicial previsto de R$ 3 bilhões, o projeto da Ponte Salvador-Itaparica já sofreu vários reajustes mesmo sem ter saído ainda do papel. De R$ 3 bilhões, o empreendimento tem custo estimado hoje de R$ 9 bilhões, segundo o Governo da Bahia.
O projeto foi anunciado em 2009 pelo então governador Jaques Wagner, hoje senador. A meta amplamente anunciada por Wagner era inaugurar a ponte em 2013. Wagner governou a Bahia por 8 anos e nada fez para iniciar as obras.
O sucessor de Wagner, Rui Costa, assumiu o governo dizendo que a ponte seria inaugurada em 2019. E nada. Como Wagner, Rui Costa foi governador da Bahia por 8 anos.
Eleito em 2022, o governador Jerônimo Rodrigues previu que a ponte pode levar uns seis anos para ser construída. Ou seja: só em um segundo mandato dele, se reeleito ele for.
O pão que o diabo amassou
Enquanto isso, a população da capital e da Ilha de Itaparica continua enfrentando muitas dificuldades para utilizar o Sistema Ferry-boat, que é o principal meio de transporte entre a capital e a Ilha.
O Sistema Ferry-boat é uma concessão do Governo do Estado. Com navios completamente sucateados, o serviço está cada vez mais precário e tem dias que somente duas embarcações estão em tráfego. Para se ter ideia, até 2005 eram 10 embarcações transportando passageiros e veículos.
A concessionária atual é a Internacional Travessias, que assumiu a gestão do sistema em 2014. É uma empresa do Maranhão que aportou na Bahia na gestão de Jaques Wagner, em 2013, contratada em caráter emergencial para assumir a gestão do sistema. Em 2014, venceu sozinha a licitação do Governo e passou a gerir o Sistema Ferry-boat. O contrato é de 25 anos.