A foto acima é do Governo do Estado e mostra a projeção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Em 2020, o Governo do Estado anunciou que o início ocorreria em 2021, mas até agora nada foi feito. – Foto: GOVBA,
POR REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
O Governo do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial desta terça-feira (13) novo Decreto de Utilidade Pública (DUP) para áreas de abrangência da construção do Sistema Viário da Ponte Salvador-Itaparica. Neste novo documento, estão contempladas áreas necessárias à implantação do sistema viário no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Conforme o decreto, a Concessionária Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica fica autorizada a promover os atos administrativos e judiciais, se necessário em caráter de urgência, com vistas à efetivação das desapropriações em áreas que destinem-se à implantação de acessos viários à Ponte. O DUP para a área do sistema viário de Salvador já havia sido publicado pelo Governo do Estado em fevereiro deste ano.
Ponte já custa R$ 9 bilhões
Com custo inicial previsto de R$ 3 bilhões, o projeto da Ponte Salvador-Itaparica já sofreu vários reajustes mesmo sem ter saído ainda do papel. De R$ 3 bilhões, o empreendimento tem custo estimado hoje de R$ 9 bilhões, segundo o Governo da Bahia.
O projeto da Ponte Salvador-Itaparica foi anunciado desde 2009 por Jaques Wagner. então governador da Bahia e hoje senador da República. A pode, conforme a promessa de Wagner, era para ser inaugurada em 2013. Wagner governou a Bahia por 8 anos e nada fez para iniciar as obras.
O sucessor de Wagner, Rui Costa, assumiu o governo dizendo que a ponte seria inaugurada em 2019. E nada. Como Wagner, Rui Costa foi governador da Bahia por 8 anos.
Eleito em 2022, o governador Jerônimo Rodrigues previu que a ponte pode levar uns seis anos para ser construída. Ou seja: só em um segundo mandato dele, se reeleito ele for.
O projeto do governo diz que a Ponte Salvador-Itaparica terá 12,4 km de extensão. Em 2020, o Governo do Estado anunciou que o início das obras estava previsto para 2021, mas ainda não foram iniciadas. Em maio de 2021, responsáveis pela construção da ponte se reuniram com governo da Bahia para discutir início da construção, mas nenhuma data para começo das obras foi divulgada.
De acordo com a assessoria da CCCC SOUTH AMERICA, a ponte Salvador-Itaparica poderá ser considerada a maior sobre lâmina d’água da América Latina, já que a Ponte Rio-Niterói, tem 13,2 km, mas contabiliza a parte por terra.
O leilão para a construção e administração da ponte foi feito em dezembro de 2019. Na ocasião, um consórcio com três empresas chinesas venceu a disputa. O consórcio é formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD.
Leia também…: