A situação do Sistema Ferry-boat já é caótica há muito tempo. Governador Jerônimo promete comprar ou alugar navios no exterior. (Fotos: arquivo Jornal da Mídia)
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
Enquanto o Governo da Bahia volta a falar no “projeto” da ponte Salvador-Itaparica, os usuários do Sistema Ferry-boat continuam enfrentando diariamente problemas, muito problemas na Travessia entre Salvador e Bom Despacho. Com o sistema completamente sucateado, a população está contando neste sábado com apenas duas embarcações em tráfego, segundo vários relatos de passageiros nas redes sociais.
Nesta manhã de sábado, alguns horários deixaram de ser feitos porque o sistema conta com apenas duas embarcações em tráfego: os ferries “Pinheiro” e “Zumbi dos Palmares”. A Internacional Travessias, que administra o sistema, ainda não divulgou o boletim deste sábado com as informações sobre as operações. Mas ontem a companhia disse que existiam três navios em tráfego. além do “Pinheiro” e o “Zumbi”, estaria em tráfego também o “Rio Paraguaçu”.
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Imagens de satélite obtidas pelo JORNAL DA MÍDIA sobre o tráfego de embarcações na Baía de Todos-os-Santos mostram somente o “Pinheiro” e o “Zumbi dos Palmares” em operação na Travessia Salvador-Bom Depacho.
“A falta de repeito para com os passageiros é cada dia pior e se agrava diariamente pois o sistema não tem qualquer fiscalização do governo. Além dos ferries completamente sem manutenção, sucateados e desconfortáveis, temos que enfrentar essa vergonha que são os sanitários dos navios e dos terminais. Comemos o pão que o diabo amassou”, relata Mário Silva Santos, em mensagem de WhatsApp ao JORNAL DA MÍDIA.
Em 6 de fevereiro passado, um incidente no Terminal de Bom despacho mostrou com precisão o que significa a falta de manutenção dos navios do Sistema Ferry-boat. O navio “Pinheiro”, que se preparava para atracar, bateu no ferry-boat “Maria Bethânia”, que estava saindo da gaveta. A batida gerou pânico e teve grande repercussão na imprensa de todo o país.
Assista ao vídeo da batida:
O Sistema Ferry-boat é do Governo do Estado e foi concedido em 2014 à Internacional Travessias. O prazo de concessão é de 25 anos. Foi criado em 1972 pelo então governador Luiz Viana Filho. O órgão do Estado da Bahia que responde pela fiscalização é a Agerba – Agerba (Agência de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia). A Agerba é acusada constantemente de omisão, de não cumprir as atribuições que lhe compete pois não fiscaliza e nem regula nada. A Agerba é uma autarquia do governo que pertence à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
Crise desde Wagner e Rui Costa
O Sistema Ferry-boat hoje está com navios completamente sucateados. Nos governos de Jaques Wagner e Rui Costa o serviço entrou em decadência maior, chegando ao ponto de operar, em alguns dias, com apenas duas embarcações.
Até 2007, no início do governo de Jaques Wagner, eram oito embarcações em tráfego. Wagner tirou a TWB e foi buscar a Internacional Marítima no Maranhão. A Internacional hoje é considerada bem pior que a anterior, a TWB.
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou que vai comprar novas embarcações, no mercado externo, para reforçar a frota do Sistema Ferry-boat,
E a ponte Jerônimo?
O projeto da ponte Salvador-Itaparica completou ontem 14 anos anos e não saiu ainda do papel.São 16 anos do governo do PT na Bahia com muitas promessas de execução da obras por parte Jaques Wagner, Rui Costa e agora Jerônimo Rodrigues.
Veja o que Jerônimo disse ontem ao ser questionado sobre as promessas de Wagner, Rui Costa e agora as dele:
“Eu estou indo para China na tentativa de poder resolver as tratativas que estão pendentes. A gente tem de torcer para o positivo. Tenho fé em Deus que conseguirei entregar a obra nos próximos anos. Nos quatro que eu tenho não dá para fazer a inauguração, mas eu vou lutar para que a gente tenha a ponte.”
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