O presidente Jair Bolsonaro posa para fotos ao lado de Ibaneis Rocha, Damares Alves, Flávia e José Roberto Arruda: acordo selado.- Foto: Reprodução/Diário do Poder.
CLÁUDIO HUMBERTO
Políticos rivais com fortes possibilidade de eleição, em outubro, deram uma surpreendente lição de entendimento, no Distrito Federal, que faltou por exemplo entre os partidos de terceira via, no plano nacional. Liberado pela Justiça para disputar o governo do DF, José Roberto Arruda abriu mão do projeto para apoiar a reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB) e fortalecer a candidatura ao Senado da ex-ministra Flávia Arruda, sua mulher. O acordo foi estimulado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Fim da divisão
O papel de Bolsonaro foi importante porque os personagens pertencem ao mesmo campo político, cuja divisão favorecia apenas os adversários.
Damares decisiva
A ex-ministra Damares Alves também foi fundamental no entendimento ao desistir da candidatura a senadora para tentar ser deputada federal.
Livre para voar
Líder absoluto nas pesquisas, Ibaneis é o favorito, mas uma eventual candidatura Arruda poderia atrapalhar muito a sua caminhada.
Altruísmo raro
Bolsonaro e Ibaneis se revelaram muito impressionados com o altruísmo de Arruda, até mesmo diante da carreira ascendente da deputada Flávia.