Rosa Weber completará 75 anos em outubro 2023 e se aposentará(Foto: Reprodução/Ascom/TSE)
CLÁUDIO HUMBERTO
No dia da eleição de outubro, a gaúcha Rosa Weber será a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir de 10 de setembro ela se tornará a terceira mulher a presidir o STF, com o fim do mandato de dois anos do atual presidente, ministro Luiz Fux. Anteriormente, dirigiram o mais importante tribunal de justiça do país a carioca Ellen Gracie (já aposentada) e a mineira Cármen Lúcia, que ainda está em atividade.
Apenas um ano
Ao contrário das colegas que exerceram o cargo por dois anos, Rosa Weber completará 75 anos em outubro 2023 e se aposentará.
Barroso até 2025
Com a aposentadoria, ela será substituída pelo ministro Luis Roberto Barroso, fluminense de Vassouras, que ficará no cargo até 2025.
Estilo próprio
Ministros do STF acham que o perfil discreto e o jeito ponderado de atuar vão caracterizar a presidência de Rosa Weber no STF.
Poder sem Pudor
A ordem dos pronomes
Governador de Minas, Benedito Valadares trocou as bolas durante um discurso, na exposição de gado do município de Curvelo: “Já determinei à Caixa Econômica e aos bancos do Estado a concessão de empréstimos agrícolas a prazos curtos e juros longos!” Um fazendeiro corrigiu: “É o contrário, governador!” Ele respondeu, na bucha: “Desde que o dinheiro venha, os pronomes não têm importância!”
Auditoria das eleições
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, resolveu ampliar e contratar mais empresas, inclusive internacionais, para monitorar e fiscalizar o processo eleitoral. A lei prevê esse direito aos partidos. Os contratos serão pagos com recursos próprios do PL e não do Fundo Partidário.
Estava escrito
O STF levou quatro dias para decidir contra o deputado Fernando Francischini e dez dias contra Vandervan Noventa. São bolsonaristas. Vários outros casos semelhantes seguem na gaveta há anos.
Bye, bye, São Paul
O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, pré-candidato ao Planalto, vai na terça (14) a Curitiba para o lançamento do ex-juiz Sérgio Moro ao Senado. Mas ainda há quem aposte em candidatura a deputado federal.
Mundo da Lua
O boa-praça Germano Rigotto, ex-governador gaúcho, parece ingressar no mundo da Lua, quando fala sobre a candidatura de Simone Tebet à presidência. É como se a senadora fosse a “salvadora da Pátria”.
Legado inegável
O trabalho dos ministros Fábio Faria e Marcos Pontes fez do Brasil o 10º país que mais investiu em tecnologia em 2021. A (Abes), associação de empresas de software, prevê crescimento de 14,3% este ano.
Solução lusitana
O Vasco da Gama bem que poderia contratar o treinador Paulo Sousa, que foi um grande craque do Sporting de Lisboa. Ambos são portugueses, estão no Rio, um não tem treinador, o outro não tem clube.
Relações
Completa quatro anos neste domingo (12) o primeiro encontro entre o ex-presidente dos EUA Donald Trump e o norte-coreano Kim Jong-un, em Singapura. Os dois se reuniriam de novo um ano depois, na C. do Norte.
200 anos da Marinha
O Brasil comemorou neste sábado o Dia da Marinha. A força naval brasileira é a maior da América Latina, a mais forte do continente. Nas Américas, só perde para a Marinha dos Estados Unidos.
Pensando bem…
…previsão eleitoral agora é como jogo do bicho: suspeito é acertar.