Parte dos recursos também deverá irrigar as campanhas de candidatos a governador, senador e deputados (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
Pré-candidatos à Presidência preparam uma ofensiva para arrecadar recursos para turbinar a campanha, mesmo com o fundo eleitoral recorde de R$ 4,9 bilhões. O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, vai lançar em seu site, nos próximos dias, um anúncio convidando apoiadores a fazer doações à legenda por meio de Pix.
Segundo reportagem de O Globo deste sábado, o PT do ex-presidente Lula também aposta em uma campanha de doação on-line e na promoção de jantares para arrecadar recursos extras. O partido também fez uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se pode receber contribuições por Pix.
No PL, a ideia é que o próprio Bolsonaro entre em ação e atue como “garoto propaganda” para captar dinheiro. Paralelamente, pessoas próximas ao presidente têm organizado eventos para empresários, com a presença de Bolsonaro, em busca de doadores. Aliados do titular do Palácio do Planalto têm mirado em representantes do agronegócio. Parte dos recursos também deverá irrigar as campanhas de candidatos a governador, senador e deputados da sigla.
Embora hoje tenha a maior bancada na Câmara, com 77 deputados, o PL tem apenas a sétima maior fatia do fundo eleitoral, com R$ 283 milhões. O valor é considerado insuficiente por dirigentes da legenda para bancar todas as campanhas. Por isso, apostam nas doações de pessoas físicas. Com o provável apoio de PP e Republicanos, Bolsonaro deverá ter R$ 870 milhões à disposição para sua coligação.
PT: R$ 400 mil por evento
O PT só espera a confirmação do TSE para lançar uma campanha de doações para a legenda por meio do Pix. Tradicionalmente, o partido recebia recursos por meio de cartão de crédito, mas o entendimento é que o Pix facilitará as contribuições. Em seguida, haverá uma outra campanha on-line com pedidos de contribuições para a pré-candidatura de Lula.
Em outra frente, serão promovidos jantares. Os primeiros devem acontecer no mês de julho em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. As datas ainda não foram definidas, nem os valores exatos dos convites e o número de participantes. Mas a expectativa é que sejam arrecadados até R$ 400 mil em cada um desses eventos.