Sede da Geap Saúde. Foto: Divulgação
CLÁUDIO HUMBERTO
com Tiago Vasconcelos
Os beneficiários do plano de saúde Geap, receberam ótima notícia: o reajuste da mensalidade na data-base em fevereiro será de apenas 2,26%, apesar da inflação de 10,74%. Ganho de 8,48%. O feito é do atual corpo diretivo do Geap, que, ao assumir, em 2019, implantou medidas para reverter a situação até a previsão de falência em poucos anos. A mudança surtiu efeito: o plano foi indicado para o ranking das melhores e maiores empresas de saúde do Brasil, pela revista Exame.
Reorganização
Contratos desnecessários foram cancelados ou renegociados e auditoria ampliada foram algumas das ações adotadas no plano.
Empresa Limpa
A atual gestão garantiu para o Selo Empresa Limpa, do Instituto Ethos, e implantou programa de integridade, com base na Lei Anticorrupção.
‘Great Place’
A nova gestão conquistou para o Geap a certificação GPTW (Great Place To Work) como excelente empresa para se trabalhar,
Poder sem Pudor
Vantagens da soneca
O poeta chileno Pablo Neruda era conhecido pelo hábito de abandonar qualquer coisa, após o almoço, por uma boa soneca. Era candidato a presidente de seu país quando visitou o Brasil. Em uma de suas muitas entrevistas, ele acabaria sendo confrontado com aquele hábito que fazia a delícia dos seus adversários. Neruda respondeu com tranqüilidade: “Claro, vou continuar com a sesta. Enquanto estiver dormindo, a população saberá que não lhe vou fazer nenhum mal.”
Vergonha unânime
Gatilho mais rápido do oeste paranaense, a Câmara Municipal de Cascavel aumentou ontem dos próprios salários dos vereadores, que passam a embolsar R$ 13,4 mil e a custar R$68,5 mil aos cidadãos.
Show ignorado
A cruzada inglória de Bolsonaro contra vacinação, desta vez de crianças a partir dos 5 anos, tem efeito de cortina de fumaça sobre o número espetacular de 325 milhões de doses aplicadas nos brasileiros.
Expatriação indireta
O governo publicou regras para entrada de “viajantes”, como definiu o STF. Caso não apresente os documentos, pode ser deportado de volta ao país de origem. No caso de brasileiros, pode configurar expatriação.
Sem perigo de dar certo
O ex-ministro Delfim Netto gostou da demonstração de vitalidade da democracia chilena, elegendo presidente o esquerdista Gabriel Boric, mas não escondeu seu ceticismo em relação ao futuro governo.
Sucesso brasileiro
O Plano Nacional de Imunização (PNI) completou o esquema vacinal de mais de 141,5 milhões de brasileiros. São 165,5 milhões com ao menos uma dose e 23 milhões já com três doses (incluindo o reforço).
Até nos finalmentes
No primeiro dia da última semana de trabalho, a Comissão Mista de Orçamento conseguiu adiar a votação do Orçamento no Congresso. Ficou para esta terça (21), e só trabalham até esta quinta (23).
Regulador a ditador
Ex-presidente da CPI e crítico contumaz do governo Bolsonaro, Omar Aziz (PSD-AM) apresentou projeto para dar à Anvisa o poder de determinar medidas de controle sanitário durante emergências saúde.
Corrida maluca
Na corrida pelo aumento na venda de vacinas, ninguém se espante se farmacêuticas como a Pfizer pedirem autorização, em futuro próximo, para imunizar bebês ainda na fase intrauterina.
Pergunta no aeroporto
Barrar não-vacinados em país de vacinados é cuidado ou paranóia?