A Pernambucanas – uma das mais antigas e tradicionais redes de varejo do país – está retornando ao mercado da Bahia. Até o final deste ano, a companhia irá abrir três lojas em Salvador e outras três localizadas nos municípios de Teixeira de Freitas, Eunápolis e Vitória da Conquista. O plano de expansão da companhia prevê, até dezembro, a inauguração de outras 36 unidades pelo país, principalmentes nas regiões Norte e Nordeste, num investimento da ordem de R$ 170 milhões.
O plano de expansão da companhia nas regiões Norte e Nordeste terá o pontapé inicial na próxima semana com a inauguração de uma loja em Gurupi, no Tocantins. Até dezembro, estão programadas mais duas lojas no estado, em Araguaína e na capital Palmas. Depois da Bahia e de Tocantins, a companhia avalia Amazonas e Sergipe, além da possibilidade de criar um centro de distribuição no Nordeste. Também tem planos de chegar a Pernambuco em 2022.
Em entrevista ao jornal o Estado de S.Paulo, o presidente da varejista, Sérgio Borriello, diz que investir em momentos de crise é bem mais vantajoso do que em períodos de bonança. Isso porque os custos de aluguel e outras despesas para se estabelecer em novas praças geralmente são menores. “O contrafluxo do investimento é importante para determinar o seu retorno”, explicou ele.
Referência no varejo nacional, constituída em 1908, a Pernambucanas conta com cerca de 14 mil colaboradores e está presente em dez estados brasileiros e no Distrito Federal. No ano passado, inaugurou 38 unidades, alcançando a marca de mais de 400 lojas no Brasil. No ano passado, a empresa obteve uma receita de pouco mais de R$ 3,716 bilhões, contra R$ 4,168 bilhões do exercício anterior.