
CLÁUDIO HUMBERTO
O “Apenso 70” do inquérito das Fake News, criado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar supostos ataques e ameaças a ministros e seus familiares, contém um laudo pericial que atesta não ter sido possível identificar a existência da imaginada “rede de robôs” com mensagens financiadas nas redes sociais. O ministro Alexandre de Moraes descobriu que os xingamentos vêm de contas que, na verdade, têm donos de carne e osso. Nada de robôs que tanto excitam fantasias.
MEME É SÓ UM MEME
As redes sociais têm linguagem própria, anárquica e livre. O que parece “sério”, não passa na maior parte dos casos de “memes”, provocações.
OBJETIVO É ‘CAUSAR’
A dona de um salão de beleza que bomba nas redes sociais pregando o assassinato de Bolsonaro não é necessariamente uma homicida à solta.
APENAS OPINIÕES INCISIVAS
O PGR Augusto Aras reconheceu o “conteúdo incisivo”, mas admitiu que as mensagens são opiniões “protegidas pela liberdade de expressão”.
AUTORITARISMO EXPOSTO
O ministro André Mendonça (Justiça) expôs o caráter autoritário das investidas contra “atos antidemocráticos”, ao lembrar que o movimento anarquista, fundado no fim da década de 1860, nega o poder formal e prega o fim das instituições. O STF pretende prender seus ativistas?
PIADA INSTITUCIONAL
O procurador Marcelo Rocha Monteiro, do Rio de Janeiro, observou que no Brasil quem perde a eleição vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) e impõe sua política pública, anulando o mandato popular do governante.
COMEÇOU A CAMPANHA
O clima esquentou em Araraquara (SP) entre o prefeito Edinho Silva (PT), ex-ministro de Dilma, e o ex Marcelo Barbieri (MDB). Silva ouviu o que não queria, ao atacar Barbieri, que não será candidato este ano.
MINISTROS VAPT-VUPT
Uma “coalizão de deputados” vai reunir nesta segunda (29) sete ex-ministros da Educação dispostos a falar mal do governo. Metade deles ficou menos de um ano no cargo e um deles foi demitido pelo telefone.
TEMPOS DE PIBÃO
“Em seus sete meses de governo, dr. Jânio fez o PIB brasileiro crescer 9,2%”, lembra Victor Eugênio, 80, sobre o também campo-grandense Jânio Quadros, de quem foi secretário particular.
O LOBBY VENCEU
Morreu na Câmara dos Deputados o projeto que repassava à Saúde os bilhões do “cartório” de seguradoras do DPVAT. O governo publicou no Diário Oficial pedido de retirada do projeto da tramitação no Congresso.
MÁQUINA DE COMER DINHEIRO
A cartilha Fatos Fiscais, do Tribunal de Contas da União, sobre gastos do governo nos últimos anos, indica que o déficit primário verificado pelo Tesouro Nacional em 2019 alcançou R$ 88,9 bilhões.
NÃO PODE NEM FALAR
A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para discutir a pandemia do novo coronavírus não vai nem sequer discutir o retorno às aulas: cancelou a reunião destinada a isso, marcada para esta terça (30).
PENSANDO BEM…
…mais um jornalista preso e o STF pode pedir música.