Muito se fala sobre a importância da prevenção contra o câncer. Mas, o assunto, notadamente, ainda gera insegurança e desconfiança entre alguns homens. Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer estima que, somente este ano, o Brasil vai registrar mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata. O médico urologista, Sheldon Menezes alerta que o câncer de próstata é o mais frequente nos homens acima de 50 anos, excluindo-se o de pele não melanoma, também muito frequente neste público.
O especialista ressalta que a avaliação deve ser feita nos homens acima dos 50 anos, ou, naqueles com histórico familiar, a partir dos 45 anos. Fora dessa faixa, não existe recomendação de avaliação. Para ele, campanhas como a do Novembro Azul são importantes para chamar a atenção dos homens para o cuidado com a própria saúde e ajuda a acabar com o preconceito.
“Se diagnosticado precocemente, o tratamento permite altas taxas de cura. O exame médico é simples, não pode ser visto como algo ruim. A avaliação é feita com o exame digital da próstata, conhecido como toque retal, e com o PSA, que é um exame de sangue”, explica Menezes. Os casos suspeitos são submetidos a biópsia. É importante dizer ainda que, geralmente, o paciente só apresenta sintomas num estágio mais avançado do câncer, o que reforça a necessidade de prevenir-se.
E foi com o intuito de ampliar essa discussão e levar mais conhecimento sobre o assunto aos seus colaboradores que a incorporadora Santa Emília promoveu um bate-papo na manhã desta quarta-feira, dia 13, no Monreale, Pituba. Na ocasião, além do urologista Sheldon Meneses, a nutricionista Fernanda Becker também falou sobre como a alimentação pode ser um importante aliado para a qualidade de vida, inclusive para a prevenção do câncer.
A diretora de marketing da Santa Emília, Luciana Segura, explica que, além de oportunizar a todos os presentes mais conhecimento e reflexão sobre o assunto, a ideia é que estes homens saiam desse encontro conscientes e multiplicadores deste compromisso com a saúde. “Para nós é importante que as pessoas que trabalham conosco estejam bem, com saúde. Promover esse encontro dialoga muito com o olhar que nós temos sobre nossos colaboradores, faz parte da nossa cultura ter esse olhar mais atento, ter um cuidado com o bem-estar deles. Produzimos uma cartilha sobre o tema para que eles levem isso também para suas casas, seus amigos, e possam compartilhar a mensagem transmitida”, avalia.