Saiba quais exames e procedimentos médicos podem melhorar sua qualidade de vida e prevenir doenças

Os check-ups devem levar em conta idade, sexo, estilo de vida, histórico familiar e queixas do paciente, e contemplar exames laboratoriais, clínicos e de imagem.

Ano novo, vida nova. Para muitos, cuidar mais da saúde é uma meta em 2019. Faz parte dessa proposta visitar médicos com frequência e fazer um check-up completo para ver se está tudo em ordem. Afinal, o tempo passa, as tecnologias avançam, mas a prevenção continua sendo o melhor remédio.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento rápido e eficaz de doenças. “Ainda é preciso fortalecer a cultura preventiva. É comum que as pessoas procurem os médicos quando sentem algo ou estão com alguma doença já avançando. Para evitar desgastes e ter mais qualidade de vida, o check-up deve ser incorporado à rotina como uma forma de manutenção da saúde e prevenção às doenças, muitas delas silenciosas e graves”, diz o médico cardiologista da Diagnoson a+, Mozart Cardoso Filho.

Os check-ups devem levar em conta idade, sexo, estilo de vida, histórico familiar e queixas do paciente, e contemplar exames laboratoriais, clínicos e de imagem. “A primeira avaliação deve ser feita ainda na infância e, principalmente, se os pais tiverem doenças crônicas e problemas, por exemplo, como o colesterol alto. Os cuidados devem seguir com o passar dos anos. Na adolescência é importante verificar como está o crescimento e os níveis de ferro, que pode trazer informações sobre anemia, e de vitamina D”, orienta o médico.

Ainda de acordo com o Dr. Mozart, quem gosta de praticar esportes também deve procurar saber como está o comportamento cardíaco. Isso vale para todas as idades e, no caso de adolescentes, pode significar a primeira análise da saúde do coração.

É a partir dos 40 anos, entretanto, que o cuidado deve ser redobrado: uma avaliação clínica completa e personalizada deve ser feita anualmente.

Vale lembrar que é o médico que vai indicar a melhor relação de exames, segundo o estilo de vida e histórico de cada paciente.

Exames

Em um check-up, geralmente são solicitados os seguintes exames laboratoriais: hemograma, colesterol total e frações, glicemia de jejum, creatinina e TSH para acompanhar a tireoide.

O exame ergométrico, por sua vez, é fundamental para avaliar a saúde do coração, enquanto o eletrocardiograma basal é importante para verificar o traçado da atividade elétrica cardíaca.

O diagnóstico de pressão arterial elevada pode demandar a realização de uma monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), enquanto a presença de um sopro cardíaco sugere a realização de um ecocardiograma.

Segundo recomendação do Dr. Mozart, as mulheres devem colocar na lista o Papanicolau e os cuidados com as mamas. Já os homens, acima dos 50, precisam monitorar a dosagem do PSA para prevenção do câncer de próstata.

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *