Agência ANSA
Roma – Na Suíça foi inaugurada a “casa mais limpa do mundo”, a “MCS-Wohnhaus”, um edifício de quatro andares voltado para pessoas hipoalérgicas que foi concebido a prova de poluentes.
Os 15 apartamentos são destinados a pessoas que sofrem de sensibilidade química múltipla (MCS, Multiple Chemical Sensitive, em inglês) como Christian Schifferle, diretor da cooperativa de moradias que se mobilizou para construir a “MCS-Wohnhasu”, em Zurique.
Para Schifferle a concretização deste tipo de moradia é um momento histórico. “Agora terei finalmente uma casa de verdade”, afirmou ele ao site de informação Swissinfo.
A MCS provoca reações alérgicas a substâncias químicas, vernizes, materiais sintéticos, cosméticos, perfumes, desodorantes, e a sensibilidade se agrava com a presença de químicas no ar, provenientes de verniz de paredes e de móveis ou de produtos de limpeza.
O edifício foi projetado pelo arquiteto Andreas Zimmermann e foi realizado com materiais especiais, com cimento sem antigelo, e o uso de cal no lugar de verniz. (Ansa Brasil)

























