Salvador – Após a missa que começou às 8h40 em frente a Igreja de Conceição da Praia, o cortejo da tradicional Lavagem do Bonfim teve início, com milhares de pessoas passando pelas ruas do Comércio em direção à Colina Sagrada.
A previsão é de que o cortejo até a Basílica do Bonfim chegue ao meio-dia, quando as baianas lavam as escadarias e o adro com água de cheiro. Tradição mantida há mais de dois séculos, a Lavagem do Bonfim é marcada pela forte presença do sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé. O culto ao Nosso Senhor do Bonfim começou em 1745 quando a imagem do santo foi trazido pelo capitão Português Teodósio Rodrigues de Farias cumprindo uma promessa que fez depois de ter sobrevivido a uma forte tempestade.
A expectativa é que cerca de um milhão de pessoas, entre turistas e baianos, sigam a pé da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, num percurso de oito quilômetros.
Segurança – A Polícia Militar montou um esquema especial de segurança para a Lavagem do Bonfim, que será realizada nesta quinta-feira (17), com o emprego de 1.811 policiais militares nos oito quilômetros de extensão do cortejo. O policiamento será montado a partir das 6 horas da manhã e seguirá até o final da festa.
O efetivo estará distribuído em mais de 180 patrulhas, radiopatrulhamento, 38 postos elevados de observação (policiais e bombeiros militares), barreiras de trânsito, estações de transbordo e principais corredores de tráfego.
O cortejo é saudado no Bonfim com queima de fogos e chuva de papel picado. As festividades religiosas se encerram no domingo (20) com uma missa campal e apresentação de Terno de Reis. Já a parte profana acaba na segunda-feira (21) com a tradicional Segunda-Feira Gorda da Ribeira.





























