Salvador – Os usuários da travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande terão um serviço ainda mais rápido a partir do próximo mês de agosto. A travessia ganhará uma nova embarcação, preparada para fazer o percurso entre a capital e a Ilha de Itaparica em apenas 30 minutos. É que o sistema de propulsão do barco será 15% mais potente que o das lanchas atuais, que fazem o percurso em cerca de 40 minutos.
Batizada de “Costa do Sol”, a lancha foi construída em oito meses pelo Estaleiro José Oliveira, em Cajaíba do Sul (Camamu), que abriga o principal pólo naval da Bahia, com 25 construtores. Tem 27 metros de comprimento, capacidade para 270 pessoas e sistema de propulsão composto por dois motores MWM de 240 cavalo cada um.
“São 15% a mais de potência em relação aos equipamentos atuais da travessia. Isso resulta na melhoria operacional do sistema, com atendimento mais rápidos dos usuários e possibilidade de fazer um maior número de viagens”, informa Lívio Galvão, diretor da CL Transportes, empresa vencedora de um dos dois lotes da licitação feita pelo Governo do Estado, através da Agerba, visando a regulamentação da travessia. O segundo lote teve como vencedor a empresa Vera Cruz, também da Bahia, que como a CL vai operar a travessia por 10 anos, renováveis por mais 10.
A “Costa do Sol”, explicou Lívio Galvão, já foi lançada ao mar e está passando por acabamento final em estaleiro. Em vez de bancos, a a lancha conta com poltronas iguais as que equipam os ônibus, para proporcionar mais conforto aos usuários, além de televisores LCD no salão principal de passageiros e sistema de som.
“O investimento nessa embarcação é parte do nosso compromisso com os usuários e com o Governo do Estado, em renovar a frota e melhorar ainda mais a qualidade de serviço que prestamos aos baianos e turistas. Agora com o sistema Salvador-Mar Grande regulamentado pela Agerba, vamos poder investir mais e captar recursos para a incorporação de novos barcos”, observou Galvão.
Para Galvão, a tendência é que com a regulamentação da travessia, o serviço seja modernizado como um todo, inclusive na parte de infraestrutura dos terminais, já que existe um projeto do governo para reforma e dragagem do Terminal de Vera Cruz e uma completa modernização do Terminal Náutico da Bahia, visando oferecer mais conforto e a comodidade dos passageiros.
“Temos um usuário fiel, que gosta do sistema de Mar Grande pela agilidade e cumprimento rigoroso dos horários. E vamos continuar fazendo a nossa parte, investindo cada vez mais para atender melhor”, sustentou.
O presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), Jacinto Chagas, informou que no próximo Verão existe a expectativa de que a demanda de passageiros do sistema Salvador-Mar Grande cresça ainda mais. Hoje, na baixa estação, utilizam a travessia cerca de 4 mil pessoas/dia, mas na alta temporada este número mais que dobra, chegando a 10 mil passageiros/dia. Com a incorporação da “Costa do Sol” o sistema contará com uma frota de 13 embarcações.