Pressão do governo forçou mudança no comando da Rede Globo

Octávio Florisbal, Roberto Irineu Marinho e Carlos Henrique Schroder (João Cotta/TV Globo)
Octávio Florisbal, Roberto Irineu Marinho e Carlos Henrique Schroder
JORGE SERRÃO

O executivo Octávio Florisbal será substituído da Direção-Geral da Rede Globo porque cansou de suportar as pressões diretas e indiretas do governo, sempre que o jornalismo da emissora detonava matérias negativas contra os esquemas petralhas e de seus aliados.

Alegando que a maior rede de televisão do País não pode aceitar se submeter à censura, Florisbal pediu aos irmãos Roberto Irineu e João Roberto Marinho para sair do cargo que será ocupado por alguém com sangue mais frio para suportar tentativas constantes de ingerências políticas: o jornalista Carlos Henrique Schroder – atual diretor-geral de Jornalismo e Esportes.

A versão de que a família Marinho preferiu se blindar contra as armações político-econômicas dos petralhas no poder vazou entre conversas de lobistas que trabalham para importantes afiliadas da Rede Globo. Os irmãos Marinho aceitaram a troca de Florisbal por Schroder porque as pressões sobre a Globo aumentaram, de forma insuportável, depois que o julgamento do Mensalão no STF ganhou os impensáveis desfechos de condenação para os principais réus políticos.

Dirigentes globais foram “desaconselhados” por “emissários do governo” a não tentarem uma entrevista exclusiva com o publicitário Marcos Valério. Muito menos a Globo deveria cogitar de comprar e veicular o conteúdo das tais quatro bombásticas fitas que Valério teria mandado um famoso cineasta gravar e editar para comprometer o ex-presidente Lula da Silva e a cúpula do PT com os mafiosos esquemas do Mensalão.

O comando das Orgnizações Globo preferiu acreditar nas ameaças e anunciou, depressa, a programada e futura substituição de Florisbal por Schroder. O ex-diretor-geral – que cansou de sofrer pressões – acabou “promovido” para um cargo no novo conselho da emissora, cujos sócios são os herdeiros do falecido Roberto Marinho.

Bronca maior – Além de neutralizar a televisão Globo, a máquina de censura petralha gostaria muito de atingir três jornalistas que operam a contra-ofensiva da família Marinho no jornal O Globo.

Merval Pereira, Ricardo Noblat e Miriam Leitão – que publicam artigos mais contundentes contra os esquemas mafiosos no governo federal – são os alvos preferenciais da petralhada.

Se a pressão sobre os controladores da Globo aumentar e se tornar insuportável, pode sobrar alguma malvadeza contra um dos três.

Tudo dominado – Reportagem do Valor Econômico desta segunda-feira antecipa a tese jurídica que será usada para condenar o famoso consultor de empresas José Dirceu de Oliveira e Silva no julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal Federal.

Será a “Teoria do Domínio do Fato” – muito usada entre juristas da Europa para combater crimes econômicos, principalmente aqueles com ares mafiosos.

A tese do Domínio do Fato atribui responsabilidade penal a quem pertence ao comando de um grupo criminoso e que ordena aas ações sem “sujar as mãos” direta e operacionalmente com a prática da ação criminosa propriamente dita.

Se a tese pegar, é bom que o chefão acima de Dirceu comece a ficar mais preocupado ainda… (Alerta Total)

Leia também:

Notícias Relacionadas

13 Comentários

  1. Paracelso Sant'Anna

    Não quero acreditar que isto seja verdade, entretanto não posso duvidar, os petralhas cada dia se mostram mais desesperados com a democracia. Eles odeiam a democracia. Sabem que podem sobreviver a ditadura, mas jamais sobreviverão a democracia.

  2. AGUINALDO PELLICCIOTTI JUNIOR

    ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM DA GLOBO SE MANIFESTOU E DECLAROU O IMPEDIMENTO DE UM JORNALISMO CRITICO E IMPARCIAL QUE ESTAVAMOS TENDO NOS NOTICIÁRIOS DIÁRIOS.

    AINDA ONTÉM NO FANTÁSTICO O JÔ SOARES DECLAROU QUE NO PERÍODO DA DITADURA A IMPRENSA ERA MENOS INCOMODADA.

    aSSIM COMO O HUMORISTA MARCELO MADUREIRA EM ENTREVISTA AO MANHATTAN CONECTION DECLAROU QUE O LULA SERIA UM ATRASO AO BRASIL INCOMENSURÁVEL.

    O PROGRAMA CACETA E PLANETA FOI TIRADO DO AR POR UM TEMPO ATÉ AS COISAS ESFRIAREM.

  3. Vital

    O pior é que ainda tem uns vagabundos que ainda votam nessa bandidagem do PT.

  4. Ricardo Cid

    Uma exclusiva do MV ou mesmo a divulgação de suas fitas em qualquer meio ou veículo causaria um estrago definitivo em Lula e no seu PT.

    A diferença é que através da Globo é mais rápido…

  5. Paulo Almeida

    E ironicamente só podemos contar com a Globo. A outra come na mão do governo…

  6. Joel Miranda

    Amigos, você são de que mídia, da mídia “pigniana” ou da mídia “evangélica”?
    Penso que os diretores deixaram a “telinha” por não serem reconhecidos, ademais “não têm nomes”!

  7. Rosa Maria Pinto

    A Tese do dominio do fato… tem que pegar, mesmo porque, a evidência dos crimes já não é novidade a qualquer um que tenha olhos de ver. É tempo de fazer justiça, estes individuos que se acham acima do bem e do mal, sujeitos sem principios, verdadeiros MACUNAIMAS, tem que responder pelos seus crimes.

  8. Jadilson Rodrigues

    Essa reportagem é do Sensacionalista só pode! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ~ pausa, recuperando o fôlego ~ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Fernando da Costa Carvalho

    Só lamento que a Rede Globo não tenha em seu comando um homem como o da Televisão da Venezuela que não se curvou aos caprichos ditadoriais do boquirroto Hugo Chaves. Sofreu pressões, invasões em sua Emprêsa e outras medidas coecitivas, daquele Regime de opressão. Mas não se curvou, mesmo com sérios prejuizos de TODOS os tipos!!! É isto que necissitamos, neste Pais, de HOMENS com ” H ” maisculo que não se curvem a este tipo de violencia e arbitrariedades inconcebíveis em pleno Secúlo XXI.

  10. elizabete

    Bem feito pra globo! ela recebeu ajuda do governo em dinheiro e agora esta nas mãos dos petralhas e se não obdecer…ja viu ..né?

  11. Seregio Martins Vianna

    O legado do desgoverno Lula que enganou milhões de brasileiros, cooptando-os de todas as formas, projeta um horizonte tenebroso para as futuras gerações do país. A tentativa de desmontar as instituições, felizmente, em declínio com a postura do STJ, representa uma esperança para a população. A rede Globo com o passado histórico, em defesa da soberania nacional, não pode se curvar aos anseios de criminosos e traidores da pátria.

  12. Estevan Rodrigo dos Santos

    O Brasil nunca vai ser um País sério, com potencial para dominar, porque por trás desses homens tem um mau,mais não aquele mau dos desenhos, o mau que domina a humanidade desde o inicio.

  13. Maira Alba

    O pior é que tem gente que acredita nisso. O problema é que a emissora não quer assumir que não tem competência para administrar a Rede Globo… Coloca o Boni novamente, e verá só uma coisa… é só assistira a programção da Globo e verão como está atrasada e sem renovação… É sempre os mesmos apresentadores. E se fosse verdade isso, aí sim eu começaria acreditar, porque essa emissora está querendo colocar Luciano Huck na Presidência, mas primeiro dev colocá-lo como Governador do Rio para depois subi-lo de escalão. A mim, Globo não me engana.

Comentários estão suspensos