O curso acontece na sede do IJCPM do Salvador Shopping e terá, no total, 236 horas de conteúdo. – Foto: Divulgação.
Quinze jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), vertente social do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping, iniciaram ontem (11), curso profissionalizante gratuito de tecnologia e robótica. A formação é oferecida pelo Espro (Ensino Social Profissionalizante).
Os jovens de 14 a 22 anos, moradores de Pernambués, Saramandaia, Boca do Rio, São Cristóvão, Jardim das Margaridas e Cassange, bairros do entorno dos dois shoppings, trabalharão com kit arduino com componentes eletrônicos aprendendo a programar, criar e executar protótipos e pequenas automações. O curso acontece na sede do IJCPM do Salvador Shopping e terá, no total, 236 horas de conteúdo, sendo 100 horas voltadas ao desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes demandadas pelas empresas.
Estarão em pauta temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade, respeito, marketing pessoal, postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais. As outras 136 horas serão focadas em introduzir a lógica da programação, IoT (Internet das Coisas, em português) e desenvolvimento de projetos de robótica. Serão 59 encontros, de segunda a sexta, com carga horária de 4 horas diárias.
“É extremamente importante buscarmos diminuir as desigualdades por meio da capacitação da nossa juventude. Ações como essa são uma grande oportunidade de colocarmos o assunto em evidência entre as empresas e trazermos mais apoio para essas causas no mundo corporativo. Temos certeza que será um divisor de águas na vida dos jovens que participarem do programa”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.
“Esta é uma excelente oportunidade para estes jovens, que estão cada vez mais antenados e interessados em tecnologia, aprenderem sobre este universo e se capacitarem para que possa virar um caminho profissional”, diz Naiana Laborda, coordenadora do IJCPM.
Leia também…: