
O serviço considerado caótico do Sistema Ferry-boat transporta 15 mil pessoas por dia. – Foto: Reprodução/Redes Sociais
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
A Agerba (Agência Estado de Regulação de Transportes da Bahia), órgão do Governo do Estado, deve ter recorrido à estratégia publicitária de uma famosa marca de cerveja para anunciar o aumento absurdo de tarifas que concedeu para o sofrível Sistema Ferry-boat. Agora as tarifas da Agerba para o ferry são redondas ou “arredondadas”, conforme as tabelas do reajuste divulgadas pela agência, inclusive no Diário Oficial do Estado.
Para o consumidor, ao contrário daquela marca de cerveja, o efeito é que o aumento da Agerba vai descer muito “quadrado”, sacrificando o orçamento familiar de milhares de pessoas de todas as camadas sociais. O aumento é quadrado porque o consumidor é atendido por um serviço que beira à mediocridade, sendo transportado por embarcações completamente sucateadas, sujas, que colocam em risco a segurança dos usuários do Sistema Ferry-boat.
Vários acidentes já ocorreram. Até batidas bizarras entre ferries já foram registradas e imagens com navios à deriva são rotineiras e divulgadas amplamente pela imprensa. Em 6 de fevereiro deste ano, este JORNAL DA MÍDIA publicou ampla reportagem sobre o caos no Sistema Ferry-boat e chegou a questionar: Será que o Governo da Bahia está flertando com uma tragédia no Sistema Ferry-boat? Clique AQUI e leia.
A Agerba é o órgão do Governo da Bahia que parece fechar os olhos para a situação horrorosa do Sistema Ferry-boat. Nem de longe cumpre o seu papel de regular e fiscalizar esse meio de transporte. Não exige nada da concessionário em investimento no Sistema Ferry-boat e, consequentemente, uma melhoria no serviço. Diz o órgão do Governo da Bahia apenas que “multa, que multa e que multa”.
O contrato de concessão de 25 anos celebrado entre o Governo da Bahia e a concessionária nunca é acionada visando a melhoria do Sistema Ferry-boat. Mas é muito lembrado quando a Agerba concede esses aumentos bondosos de tarifas. O reajuste faz parte do equilíbrio do contrato de concessão, lembra sempre a Agerba.
Investir na frota, conservar os navios, não queimar horários e oferecer um serviço digno à população também são parte do contrato de concessão. Mas o Governo do Estado, através da Agerba, parece esquecer. Agora mesmo o governo anda anunciando que vai comprar mais dois navios. Com dinheiro, claro, do cidadão baiano. Não entra um centavo da concessionária que os Srs. Jaques Wagner e Otto Alencar foram buscar no Maranhão para piorar ainda mais a situação. Foi assim também que o governo fez ao adquirir na Grécia os ferries Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi.
Passagens do “Ferry-boat mais caras a partir desta terça-feira (8)
A partir desta terça-feira (8) os usuários do Sistema Ferry-boat vão pagar mais caro para utilizar o serviço. A tarifa de passageiro (pedestre) sobe de R$ 6,10 para R$ 6,50 de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados a passagem passa de R$ 8,10 para R$ 8,60.
Para quem faz de carro a travessia Salvador-Itaparica, o menor preço é para o veículo pequeno. A tarifa passará de R$ 55, para nada menos que R$ 58,50 de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados a tarifa do carro pequeno sobe de R$ 77,90 para R$ 82,90.
A maior tarifa no Sistema Ferry-boat é para o transporte de Jamanta. De segunda a sexta-feira, uma Jamanta paga nada menos que R$ 346,30. Aos sábados, domingo e feriados este valor sobe para R$ 487,70..
Confira abaixo a tabela com o aumento redondo que a Agerba deu para o Sistema Ferry-boat:
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