O Procon-BA, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), informou que notificou nesta quarta-feira (7) notificou A Vinci Airports, concessionária responsável pelo Aeroporto de Salvador, que ficou seis horas sem voos por conta de problemas que começaram na noite da terça-feira. O Procon pede que a concessionária preste esclarecimentos sobre o episódio.
Segundo o órgão, a concessionária tem prazo de dez dias para apresentar as informações e justificativas, com documentos que comprovem o que dizem, contados a partir da notificação. Os itens apresentados serão então analisados pelo Procon, que poderá abrir um processo administrativo se identificar que houve infração às normas do consumidor. A punição pode ser uma multa.
O Procon diz que quer saber “objetivamente” o que levou ao cancelamento de voos, quando os serviços foram restabelecidos e como os consumidores prejudicados foram tratados. Além disso, também quer informações sobre quantos voos foram cancelados e quais as companhias aéreas afetadas. A medida é adotada em cumprimento ao dever do órgão de fiscalizar o mercado de consumo no estado da Bahia.
A concessionária Vinci informou que recebeu a notificação e vai aguardar a finalização da avaliação técnica para prestar esclarecimentos ao órgão competente.
Problema no aeroporto
Ao todo, segundo a concessionária, 45 voos foram afetados, sendo 44 cancelados e um atrasado. A empresa informou ainda que está investigando o que causou a falha operacional. “O aeroporto lamenta o transtorno causado e já está investigando as causas da instabilidade ocorrida em seu sistema de balizamento”, diz a nota enviada pela empresa Vinci.
Segundo a assessoria, “a pista voltou a estar praticável às 23h59”. A empresa informou ainda que os passageiros devem entrar em contato diretamente com a companhia aérea responsável pelo seu voo, a fim de obter informações atualizadas. Na manhã desta quarta-feira (7), os voos de partida até as 6h15 foram cancelados.
Em nota, a Azul informou que precisou alternar três voos e cancelar outros sete. “A companhia ressalta que os Clientes receberam todo o atendimento necessário da equipe local da Azul, conforme prevê a resolução 400 da Anac, sendo reacomodados em outros voos da companhia”, diz um trecho da nota. A empresa lamentou os transtornos e afirma que a companhia já opera normalmente no aeroporto.
Já Gol relatou que foi necessário o cancelamento de 19 voos partindo ou chegando de Salvador e que quatro voos foram desviados a outros aeroportos. “Todos os passageiros impactados estão recebendo as tratativas de acordo com as regras do órgão regulador e sendo reacomodados nos próximos voos da Companhia”. (Fonte: Jornal Correio)