Presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-presidente Lula (PT) polarizam a dispita. (Diário do Poder/Reprodução)
CLÁUDIO HUMBERTO
Levantamento nacional do Paraná Pesquisa aponta que, no Sudeste, maior região do País, o pré-candidato do PT Lula está empatado com o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista tem 39,5% para presidente, contra 37,3% do candidato à reeleição. Representa empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa que ouviu 2.020 eleitores em todo o País é de 2,2%. A pesquisa foi registrada no TSE sob nº BR-09408/22.
Maior região
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito abrigam, somados, mais de 56,7 milhões de eleitores, 43% do total.
Lideranças regionais
Lula lidera absoluto na região Nordeste: 54,9% a 26,3% de Bolsonaro. No Sul, o quadro se inverte: 44,6% de Bolsonaro a 31,2%.
Outro empate
O presidente lidera nas regiões Norte e Centro-Oeste, segundo o Paraná Pesquisa: 40,6% a 36,8%.
Poder sem Pudor
Promovido com orgulho
O destemido jornalista Paulo Silveira, ex-Última Hora, era diretor-geral da Assembléia Legislativa do Rio quando, em Brasília, o presidente Ernesto Geisel demitia o ministro do Exército, Sílvio Frota. O general saiu atirando, num manifesto em que dizia estar o governo “infestado de comunistas”. Naquele dia, Paulo recebeu uma ligação do irmão Joel Silveira, outro patrimônio da imprensa brasileira: “Aí, hein, foi promovido!” Paulo estranhou: “Promovido a quê?” O grande Joel explicou: “À História. Você está na lista do Silvio Frota, como ‘subversivo’.”
A última do TCU
A ânsia por holofotes faz do Tribunal de Contas da União (TCU) motivo de galhofa: após abrir “investigação” sobre o assédio sexual na Caixa, e “investigar” uma PEC ainda em votação, só falta o TCU cavar uma beiradinha no noticiário sobre homicídios e acidentes de trânsito.
Crime financia
Para o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) é preciso investigar a aliança criminosa PT-PCC, denunciada por Marcos Valério à Polícia Federal. “O crime financia”, acusa o autor do pedido de CPI do PT-PCC.
Ruim por consenso
Raro grupo pluripartidário de senadores, entre eles o petista Humberto Costa e o líder do governo, Carlos Portinho, “congelou” a PEC que permitiria a parlamentares ocuparem embaixadas sem perder o mandato.
Caminhoneiros conectados
Além da tecnologia 5G, já implantada em Brasília, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, garantiu que 80% das rodovias federais estarão conectadas à internet, ao menos por enquanto, com 3G e 4G.
Interesses difusos
O “bolo” de ministros do STF em senadores da comissão que discutia o ativismo judicial, ontem, era coisa inimaginável quando o convite foi para integrar a comissão que pretende “atualizar” a Lei do Impeachment.
Só para começar
Assessor internacional da Presidência, Felipe Martins fez uma lista de 55 conquistas do governo Bolsonaro, entre as quais a redução recorde de homicídios e violência, e o “maior programa de privatização da História”.
Queda forte
Em Maceió, alguns postos de combustíveis já vendem a gasolina por R$5,99/litro, apesar do decreto fake do governo. Na semana passada, postos da cidade vendiam o combustível, no mínimo, a R$6,87.
Somar e subtrair
A aprovação do governo Bolsonaro é de 43,2%, segundo o Paraná Pesquisas, contra 39,3% registrados em março. Além da melhora na aprovação, rejeição também caiu de 56% a 52,9%, no mesmo período.
Pensando bem…
…o silêncio da imprensa sobre a ligação do PT ao PCC, revelada à PF por Marcos Valério, chega a ser constrangedor. Mas só para o cidadão.