Apesar do liberou geral e da pouca importância das gestões municipais para a pandemia, na Ilha de Itaparica os casos ativos de coronavírus têm caído em Vera Cruz e Itaparica.
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
Uma boa notícia para a Ilha de Itaparica: o boletim epidemiológico desta sexta-feira (4) da Secretaria de Saúde da Bahia mostra que nos dois municípios da Ilha, Vera Cruz e Itaparica, os casos ativos de coronavírus têm caído de forma significativa nós últimos 15 dias, acompanhando a tendência de todo o Estado da Bahia.
Apesar de as gestões dos dois municípios não se empenharem para seguir as medidas protocolares da autoridade sanitária da Bahia e os decretos do Governo do Estado visando combater a Covid-19, o boletim da Secretaria de Saúde do Estado mostra que Vera Cruz tem hoje zero caso ativo de Covid-19, enquanto Itaparica contabiliza somente três casos.
Os casos de Covid na Ilha de Itaparica, segundo a Sesab, caíram bastante nós últimos 30 dias. Em Vera Cruz (43 mil habitantes), de 4 de fevereiro a 4 de março, ocorreram 98 novos casos – cresceram de 1.924 casos para 2.022. A Sesab informa ainda que Vera Cruz te 86 mortes confirmadas por coronavírus desde o início da pandemia.
Em Itaparica (22 mil habitantes), existem atualmente três casos ativos de Covid-19, segundo a Sesab. Desde o início da pandemia, o município já acumula 1.670 casos de Covid-19, com 40 óbitos registrados (menos da metade do número de Vera Cruz). De 4 de fevereiro a 4 de março, ocorreram em Itaparica 107 casos novos de Covid, contra os 98 de Vera Cruz.
Os números são bons para a Ilha de Itaparica, onde o liberou é geral desde o início da pandemia. Na Ilha, as festas irregulares, como os paredões e eventos com aglomerações, ocorreram praticamente durante toda a pandemia, sem qualquer fiscalização das duas prefeituras.