Segundo o contrato assinado entre o Governo do Estado com os chineses, a ponte Salvador-Itaparica dever ser inaugurada em 2025. O empreendimento foi prometida pelo então governador Jaques Wagner em 2009 para ser inaugurada em 2013. Até agora, nada.
A Ponte Salvador- Itaparica pode não ser tão atrativa financeiramente para o estado quanto parece. Segundo cálculos feitos por técnicos do governo da Bahia responsáveis por analisar a Parceria Público-Privada da Ponte, quando o projeto for completamente concluído, o prejuízo para o estado deve chegar a cerca de R$ 100 milhões por mês – R$ 1,2 bilhão por ano.
Reportagem do jornal Correio desta quarta-feira (20), assinada por Jairo Costa Júnior, informa que os cálculos feitos pelos técnicos levam em consideração o desembolso que o governo será obrigado a fazer para o consórcio chinês, por causa do aumento da demanda além da prevista no contrato.
As estimativas teriam desconsiderado o eventual crescimento do fluxo após a duplicação da Ponte do Funil e da nova rodovia que dá acesso à BR-101, fundamentais para o escoamento dos veículos sem estrangular o tráfego. A Ponte do Funil é a que liga a Ilha de Itaparica ao continente.
Como a tarifa de pedágio sugerida, de R$ 50, foi recusada pelos chineses, para quem o valor não cobre investimentos na obra e custos futuros de manutenção gerados pela demanda maior, o governo aceitou bancar a diferença com recursos próprios. O que, na prática, funciona como um tipo de subsídio para a tarifa.
As falhas na previsão da demanda e o consequente aumento na conta a ser paga pelo governo levaram a Secretaria Executiva da PPP a emitir parecer contrário ao modelo definido para a concessão da ponte. Contudo, a Casa Civil do Estado, então chefiada por Bruno Dauster, ignorou os alertas e decidiu levar adiante o projeto, mesmo avisado dos riscos financeiros.
Diante da resistência da Secretaria Executiva em avalizar o acordo, o parecer desfavorável jamais foi disponibilizado para conhecimento público, mantendo fora do radar detalhes que revelam os prejuízos para o erário.
Rui Costa garante que ponte será inaugurada em 2025
Em julho deste ano, este JORNAL DA MÍDIA publicou matéria em que o governador Rui Costa garantia que o projeto da ponte não sofrerá qualquer alteração, mesmo com a inflação de insumos da construção civil, sobretudo o preço do aço, que dobrou, e do cimento.
“É evidente que o custo elevadíssimo da construção civil está impactando todas as obras. As obras dos municípios ficaram muito mais caras. O ferro disparou de preço, o cimento disparou, outros materiais de construção também dispararam”, explicou Rui Costa.
Dados divugados na época (8 de julho 20221) pelo Governo da Bahia informava que a previsão, de acordo com estudo realizado com base em metodologia do Banco Mundial, é de que, quando o equipamento estiver em operação plena, haja retorno 3,6 vezes maior que os recursos públicos investidos. Trata-se, de acordo Rui Costa, de um equipamento destinado a “trazer forte impulso à economia de todo o Estado, encurtando distâncias e criando um novo eixo de desenvolvimento a partir de Salvador em direção ao Oeste, o que vai gerar mais renda e mais empregos para os baianos durante e após a etapa de obras”.
A construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica ficará a cargo do consórcio vencedor da licitação realizada em 2020, formado pelas empresas China Communications Construction Company, CCCC South America Regional Company e China Railway 20 Bureau Group Corporation. As obras devem durar quatro anos.