Dentre as demandas mais requeridas estão o agendamento e as dúvidas relativas ao título eleitoral.
O Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) registrou dois mil novecentos e nove acessos ao serviço em apenas uma semana. Os dados consideram o período de 9 a 17 de agosto e foram disponibilizados pela Seção de Atendimento ao Cliente (SEACLI), juntamente com a Seção de Manutenção Predial (SEMAP). Inicialmente, o atendimento está disponível apenas para capital e região metropolitana.
O atendimento virtual ao eleitor foi idealizado pelo presidente do Tribunal, desembargador Roberto Maynard Frank, com o objetivo de proporcionar maior conforto no atendimento dos cidadãos, especialmente em razão da pandemia da Covid19, reduzindo a necessidade de atendimentos presenciais.
Conforme a classificação de chamadas, as demandas envolveram o agendamento, dúvidas relativas ao título eleitoral, certidões, consulta dados do cadastro, E-titulo, débitos junto à Justiça Eleitoral, consultas processuais, mesários, justificativa, recadastramento biométrico, partidos políticos, uma prestação de contas e outros assuntos.
A servidora Glória Tourinho (Seção de Atenção ao Cliente) considera fundamental que o cidadão utilize os serviços online sem a necessidade de sair de casa. “É importante que o eleitor utilize os sistemas disponíveis na internet, a exemplo do Título Net (para solicitar 1ª via de título, transferência, revisão de dados e regularização de inscrição), e, em caso de dúvidas ou para solicitar serviços que não estão disponíveis, solicite ajuda do NAVE, pelo chatbot Maia ou por telefone (71 – 3373-7000 / opção 2). Na maioria dos casos, a solicitação será atendida sem a necessidade de comparecimento presencial”, salienta.
Como funciona
Com uma equipe formada por 20 atendentes (distribuídos em dois turnos), o atendimento telefônico do NAVE funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O Núcleo também conta com ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo TRE baiano, o Chatbot – chamado Maia – que por meio de aplicativo de mensagens, possibilita que o eleitor tire dúvidas das mais diversas, gere guias de recolhimento de multa, além de prestar informações acerca da convocação de mesários, dentre outros serviços, tudo de forma automática.
Eleitores com deficiência auditiva contam com atendimento especializado, realizado por atendentes com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de videoconferência. O desenvolvedor e programador do robô, Rodrigo Rosário, explica que o acesso à ferramenta é bem fácil. “O Chatbot Maia está disponível tanto na página do TRE-BA quanto no Telegram. Nos dois casos, permite que o eleitor interaja com a ferramenta de maneira muito fácil. Basta dar um ‘Oi’ à Maia e navegar por seus menus interativos e automatizados. O diferencial dessa ferramenta é que nela o eleitor já consegue gerar certidões de maneira automatizada, consultar local de votação, saber sua situação eleitoral, além de pagar multas pelo próprio robô. Isso significa um expressivo avanço em termos tecnológicos para a Justiça Eleitoral Baiana”.