
O presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, a diretora do Arquivo Histórico Theodoro Sampaio, Zita Magalhães Alves e o fotógrafo Adenor Gondim, responsável pela digitalização do material, falam sobre a importância da disseminação do legado de Theodoro Sampaio para a história, a geografia, geologia, antropologia, engenharia e arquitetura brasileiras. O arquiteto e professor Ademir Pereira, o professor e ex-reitor da Uefs, José Carlos Santana e a professora Ivoneide Costa, se juntam aos relatos sobre a vida e obra de Theodoro Sampaio e as suas pesquisas no Arquivo do Instituto, que resultaram em relevantes publicações.
O arquivo particular do engenheiro Theodoro Sampaio (como as dezenas de cadernetas de campo) e sua urna funerária estão depositados no IGHB. Theodoro Sampaio foi quem realizou a mais completa pesquisa a respeito do Rio São Francisco e sobre o sertão baiano. Estas pesquisas serviram de subsídios para Euclides da Cunha, de quem era amigo pessoal, escrever “Os Sertões”, livro épico que descreve o ambiente geográfico, aspectos antropológicos e os episódios da Guerra de Canudos. O próprio título da obra prima da literatura brasileira foi escolhido por ambos, na casa de Theodoro Sampaio.
Para ter acesso ao material digitalizado basta acessar o site www.ighb.org.br e clicar em pesquisa on line (preferência Arquivo Histórico). Qualquer dúvida o email [email protected] está à disposição do consulente. Pesquisas presenciais precisam ser agendadas e estão acontecendo sempre segunda, quarta e sexta, das 13h às 17h.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Acusados pelo homicídio do cabeleireiro Valdir Macário são condenado
Valdir Macário foi morto no próprio salão de beleza O Tribunal do Júri atendeu à...
Leia mais





























