O Grupo Carrefour Brasil entrou em um acordo com a Advent International e o Walmart para a aquisição do Grupo Big Brasil por R$7,5 bilhões. Em nota, o Carrefour diz que “esta aquisição ampliará a presença do grupo em um mercado muito dinâmico e permitirá que ofereça aos consumidores brasileiros uma gama mais ampla de produtos e serviços, a preços mais competitivos”. O Grupo Big possui 387 lojas, 41 mil funcionários, presença em 19 estados brasileiros, inclusive na Bahia, e registrou R$24,9 bilhões em vendas brutas em 2020, a um valor (enterprise value) de R$ 7 bilhões.
A combinação criará um grupo com vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões e aproximadamente 137.000 funcionários atuando em todos os formatos.
Racional estratégico
A aquisição do Grupo Big expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento. A rede de lojas do Grupo Big, portanto, apresenta forte complementaridade geográfica.
A aquisição permite que o Carrefour Brasil expanda seus formatos tradicionais (principalmente atacado e hipermercados). A transação também vai reforçar a presença do Carrefour Brasil em formatos nos quais tem presença mais limitada, em particular os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia).
Além disso, o Grupo Carrefour Brasil atuará em um novo segmento de mercado com o formato Sam’s Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart Inc.. Este modelo de negócios único, premium e altamente rentável, voltado para o segmento B2C, é baseado em um sistema de associados, com mais de 2 milhões de membros, e tem um forte foco em produtos de marca própria.
O Grupo Big detém o ativo imobiliário de 181 lojas (47% do total) e 38 propriedades adicionais, totalizando aproximadamente R$ 7 bilhões de valor imobiliário, de acordo com uma análise independente.
A complementaridade dos dois grupos enriquecerá o ecossistema de produtos e serviços do Carrefour Brasil, que atualmente atende mais de 45 milhões de clientes, e ampliará a sua base de clientes com a adição de mais de 15 milhões de clientes do Grupo BIG.
Benefícios para os stakeholders
Há mais de 45 anos, o Carrefour Brasil vem trabalhando e investindo para que milhões de consumidores possam ter o melhor sortimento de produtos e serviços do varejo brasileiro. Desde 2019, incluindo essa transação, o investimento total da companhia terá sido superior a R$ 15 bilhões, um dos maiores na indústria de varejo brasileira no período. Isso contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico do país, incluindo a criação de milhares de novos postos de trabalho, geração de novos negócios com produtores locais, além da atuação social direta nas comunidades onde a Companhia atua.
Em 2020, o Carrefour Brasil acelerou de forma significativa a sua estratégia de transformação digital, o que beneficiou não só suas operações, mas também a experiência do cliente. A nova plataforma de e-commerce do Atacadão e o novo app “Meu Carrefour”, que conecta todos os formatos do varejo em um único ecossistema, proporcionam conveniência e uma experiência de compra diária completa aos consumidores.
Com essa aquisição, o Carrefour Brasil acelera sua estratégia de digitalização, levando as suas ofertas online aos clientes do Grupo Big, e, dessa forma, ampliando o engajamento dos clientes com as marcas da rede.
A ampla base de clientes do Grupo Big fará parte do ecossistema do Carrefour Brasil e a Companhia poderá ofertar a esses clientes a experiência completa de um ambiente omnicanal, agregando valor a sua jornada de compra por meio da oferta não só de produtos alimentares, mas também de não alimentares, medicamentos e combustíveis, tanto no ambiente físico quanto no digital.
Além disso, os clientes poderão acessar as diferentes soluções de pagamento e crédito do Banco Carrefour, que serão disponibilizadas em todas as lojas adquiridas. As inúmeras possibilidades para ampliar a monetização do cliente do Grupo BIG fazem dessa aquisição uma oportunidade única de geração de sinergias e de reinvestimento na competitividade do Carrefour Brasil.
O Grupo Carrefour Brasil planeja otimizar a rede de lojas convertendo as unidades Maxxi para a bandeira Atacadão. A Companhia também espera converter parte das lojas BIG e Big Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour. Assim, os clientes poderão se beneficiar das ofertas do Atacadão e do Carrefour, do compromisso da Companhia de democratizar alimentos de qualidade e saudáveis, bem como do ecossistema omnicanal do Carrefour Brasil.
A aquisição também permitirá que a Companhia ofereça os melhores preços às famílias brasileiras, pequenos comerciantes e restaurantes, uma vez que o Atacadão e o Carrefour praticam os valores mais baixos do mercado, ao mesmo tempo em que priorizam fornecedores regionais e locais.