
CLÁUDIO HUMBERTO
A negociação de vacinas contra a covid por clínicas particulares é vista como perfeitamente legal pela advogada e especialista em direito médico Mérces da Silva Nunes. Segundo ela, não há nada na legislação que vise impedir a comercialização, mas o Ministério da Saúde e gestores locais podem requisitar estoque excedente em caso de escassez do imunizante na rede pública de saúde, mediante pagamento de uma indenização.
HÁ REGRAS
Mérces ressalta, entretanto, que a vacina só poderá ser oferecida após a aprovação do registro final pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
NEGOCIAÇÃO EM ANDAMENTO
Membros da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas foram à Índia negociar 5 milhões de doses da Covaxin, do laboratório Bharat Biotech.
ALÔ, ANVISA!
A rápida aprovação da Covaxin na Índia gerou receio sobre a segurança e eficácia, mas a vacina se tornou a maior aposta de clínicas particulares.
PAÍS DE LACRADORES
Oposicionistas e até ministros de tribunais já tinham prontas notas sobre as impressionantes 200 mil mortes de brasileiros por covid. Nem se deram ao trabalho de demonstrar regozijo pelos mais de 7 milhões de brasileiros (97,25% do total de infectados) curados da doença.
GUERRA NA PROPAGANDA
Virou guerra a concorrência entre 4 agências do Ministério da Saúde para a campanha sobre vacinação. A notícia de que Fábio Jr. será astro, por exemplo, é plantação para “queimar” a agência Fields, que sugere o cantor como protagonista. Mas o governo ainda não bateu o martelo.
BOLA COM A ANVISA
Finalmente a Fiocruz e o Butantan pediram à Anvisa autorização para uso emergencial das vacinas parceiras, Astrazeneca e Coronavac. Agora sim, e só agora, a bola está com a agência reguladora.
SERINGAS NÃO FALTAM
No País em que até seringa virou disputa política, o governo mineiro de Romeu Zema (Novo) já começou a distribuir entre os seus 800 municípios as 50 milhões de seringas que adquiriu para vacinação.
MP INCONSTITUCIONAL
Para a jurista e criminalista Jacqueline Valles, a medida provisória do presidente Jair Bolsonaro contra a vacinação em São Paulo é inconstitucional porque “contraria o direto à saúde pública da população”.
MERCADO DO JORNALISMO
O jornalista Augusto Nunes assumirá, a partir do dia 18, a direção de redação do site R7.com, segundo anunciou nesta sexta-feira o grupo Record. Ele está na empresa desde outubro de 2019.
COMPRANDO DO PEQUENO
O presidente Jair Bolsonaro foi mais um a comemorar bons resultados do Programa de Aquisição de Alimentos: foram 150 mil toneladas de compradas de pequenos produtores, em 2020.
QUEM MATOU ASHLI?
Extremistas que invadiram o Congresso americano roubaram ao menos um laptop com informações “sensíveis” sobre à segurança nacional. Por falar nisso, afinal, quem matou à queima-roupa Ashli Babbitt?
PENSANDO BEM…
… só há uma coisa a dizer sobre a Coronavac e a vacina de Oxford: Anvisa nelas.