
CLÁUDIO HUMBERTO
Depois do desgaste da viagem a Miami, evitando o lockdown que ele próprio decretou em São Paulo, e depois de penalizar vários setores da economia, até mesmo hospitais, aumentando impostos neste início de ano, o governador João Doria (PSDB), agora compra briga com milhares de portadores de deficiência. Acabou com o benefício fiscal do IPVA a que tinham direito na aquisição de automóveis. Muitos pensam em entrar na Justiça por considerarem “muito nebulosos” os critérios do impostaço.
ATAQUE AOS IDOSOS
Uma das perversidades tucanas foi extinguir a gratuidade no transporte público, na capital e no interior, prevista na lei do Estatuto do Idoso.
IMPOSTO RESSUSCITADO
Em plena pandemia, João Doria decidiu também taxar em 18% produtos médicos que há 21 anos eram isentos de ICMS.
PODE ISSO?
O aumento cavalar do imposto ainda deverá provocar alta nos preços dos genéricos e nos medicamentos para tratar o câncer.
DEVOLUÇÃO DO ALHEIO
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) notificou a Seguradora Líder, que chefiava o indecoroso cartório do DPVAT, a devolver ao caixa do seguro obrigatório R$2 bilhões e 257 milhões gastos em 2019 com despesas ilegais e mordomias. A turma enrola, enrola, e não devolve.
QUASE UMA ALFORRIA
Jorge Oliveira se despediu da Secretaria-Geral da Presidência com um post agradecendo ao presidente Bolsonaro e ao Senado pela indicação para o TCU. Ao fim, disse que a conta no Twitter será desativada.
MISTÉRIO EM BRASÍLIA
Ninguém identificou ainda o piloto solitário que, nos últimos dias, tem efetuado piruetas em um aviãozinho sobre os palácios da Alvorada e do Planalto. Às vezes, solta fumaça ao modo da Esquadrilha da Fumaça da FAB. Certamente é homenagem ao presidente Jair Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DESARRANJO MENTAL
Tem muitos idiotas “lacrando” nas redes sociais. Um dos desarranjos mentais mais recentes é a que vê sinal de racismo em quem põe arroz branco sobre feijão, como “demonstração clara” de “supremacia” racial.
NÃO FALTOU DINHEIRO
O governo fechou 2020 com repasse de R$ 620,5 bilhões para combater a covid-19. “O maior repasse de recursos da história do Brasil”, disse o deputado e ex-ministro Osmar Terra (MDB-RS) ao comentar os números.
LUGAR DE MULHER
Três deputados querem dobrar a licença maternidade para 240 dias. Os oligofrênicos não percebem que conspiram contra a empregabilidade das mulheres. Países nórdicos revogaram licenças longas também por serem machistas: afastam a mulher do trabalho para cuidar dos filhos em casa.
DESCASCOU GERAL
A deputada estadual Janaina Paschoal (SP) fez um desabafo nas redes sociais no último dia de 2020. “Já descasquei todas as batatas”, disse. Felizmente a fala foi no sentido literal e era só o início de uma receita.
OUTRO NÍVEL
As listas de melhores investimentos criadas pelos economistas têm dólar e ouro no topo, com 28,9% e 24,4% de lucro em 2020, respectivamente. Enquanto isso, o Bitcoin subiu 295% em relação ao dólar e começou a atrair dinheiro institucional, incluindo fundos internacionais de pensão.
PENSANDO BEM…
… 2021 começou ontem e já está melhor que 2020.
COLUNA DE CLÁUDIO HUMBERTO. CLIQUE AQUI E LEIA MAIS