
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
Com cinco ferries em trágo, o Sistema Ferry-boat registra nesta manhã de terça-feira (29) movimento intenso de embarque de veículos em Salvador com destino à Ilha de Itaparica.
A procura pelo sistema já é intensa desde a manhã de ontem. A previsão é que o volume de passageiros e veículos transportados durante o feriadão do Réveillon seja o maior, desde o início da pandemia. Deve ficar próximo ao fluxo verificado no Carnaval.
Cinco ferries estão em tráfego hoje: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Rio Paraguaçu, Anna Nery e Ivete Sangalo, com saídas nos horários regulares (de hora em hora).
Já o movimento de embarque de passageiros é tranquilo, segundo informa a concessionária Internacional Travessias. Em Bom Despacho, o movimento é tranquilo para passageiros e veículos.
Seguem obrigatórios no ferry o uso de máscara pelos passageiros e a autorização para embarque equivalente a 75% da capacidade de lotação dos barcos para pedestres, conforme resolução da agência reguladora (Agerba), que prevê, também, o atendimento aos veículos correspondente à capacidade total de cada embarcação. O serviço de Hora Marcada permanece suspenso.

Travessia Salvador-Mar Grande opera hoje até às 18h30
A travessia Salvador – Mar Grande opera nesta terça-feira (29) com oito embarcações e registra bom movimento de embarque no Terminal Náutico da Bahia, na capital, e moderado no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Mas não há filas. Os horários de saída são de meia em meia hora.
Hoje, a travessia vai encerrar as operações mais cedo devido à maré baixa prolongada. Em Salvador, a última embarcação deixará o Terminal Náutico às 18h30. Portanto, os usuários devem ficar atentos porque os horários das 19h, 19h30 e 20h estão cancelados. De Mar Grande, a última saída ocorrerá no horário normal, às 18h30.
Com maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, em Mar Grande, fica inoperante devido à pouca profundidade do seu canal de navegação.
Morro de São Paulo
Para quem vai embarcar para Morro de São Paulo nesta terça-feira, a Astramab informa que os catamarãs operam normalmente e que existe boa procura por passagens, que são comercializadas nos guichês das concessionárias Biotur, Ilha Bela e Farol do Morro, no Terminal Náutico. A passagem custa R$ 110,10.
A travessia para Morro de São Paulo está disponibilizando hoje três horários, com saídas do Terminal Náutico às 9h, 10h30 e 14h30. Já as saídas de Morro de São Paulo ocorrem às 11h30 e 15h – o horário das 15h, hoje, será feito por dois catamarãs, que estão viajando com 75% da capacidade de passageiros por conta das medidas de combate à Covid-19.