
CLÁUDIO HUMBERTO
O Brasil segue dando seguidas demonstrações de recuperação econômica e é um dos líderes no índice que compara esforço fiscal no combate à pandemia ao resultado obtido no PIB, no terceiro trimestre do ano. Segundo estudo do banco Modalmais, o Brasil empregou cerca de 12% do PIB em ações de combate ao covid-19 e observou queda de cerca de 4% na economia, o que nos coloca em 4º lugar entre 16 países pesquisados, atrás apenas de Estados Unidos, Dinamarca e Suécia.
A CONTA CHEGA
EUA (-3,5%), Dinamarca (-3,4%) e Suécia (-3%) foram melhores na recuperação, mas gastaram, proporcionalmente, até o dobro do Brasil.
LÍDER LATINO
Países latinos como México e Colômbia fizeram esforço menor, entre 2% e 3% do PIB, mas amargam quedas de quase 10% na economia.
RUÍNA CHILENA
O Chile viu a economia desabar 10% no 3º trimestre, pior resultado dos países avaliados, apesar do esforço fiscal similar ao brasileiro.
PRECIPITAÇÃO
O deputado Darcísio Perondi (MDB-RS) disse não concordar, como médico, com a Academia Nacional de Medicina quando chama de “criminosa” a política do governo federal no combate contra a pandemia. “Precipitação da Academia da qual fui homenageado”, lamentou.
NEGÓCIOS DE SEMPRE
O embaixador de Donald Trump em Brasília, Todd Chapman, participou do lançamento do submarino Humaitá, a convite da Marinha. Disse que é “uma honra acompanhar o senhor presidente Jair Bolsonaro”.
FAKE NEWS OFICIAL
Em resposta ao site Diário do Poder, que revelou que nem mesmo o laboratório chinês sabe a eficácia da Coronavac, o Butantan publicou fake news: disse que a 3ª fase de testes conta com “13 mil voluntários”. São só 74 doentes. São 13 mil profissionais de saúde no projeto.
COVID NO BOLSO
Levantamento sobre dívidas revelou que 75% dos brasileiros afirmaram que tiveram dificuldades em pagar contas nos últimos meses. Além da covid, 59% dizem que faltou planejamento financeiro para a pandemia.
SIMPLES E EFICAZ
O secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, falou do sucesso das medidas que possibilitaram a recuperação em V da economia. “É o setor produtivo que nos diz o que fazer”, disse.
REPÚDIO NA ABIN
Associação de servidores da Abin repudiou a acusação da produção de documento para a defesa jurídica de Flávio Bolsonaro. “ seguem estrito controle de conformidade” e “passam por diversas etapas para garantir padrões éticos e legais”, assegura.
MÃO NA MASSA
Sem holofotes, o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura) mantém o bom conceito que Bolsonaro tem do seu desempenho. Entregou um trecho de 27km da BR 116, no Sul, duplicado pelo 1º Batalhão de Lages (SC).
A LUTA CONTINUA
Para o jurista Leonardo Pantaleão, o eventual fim da Lava Jato não põe em risco a guerra à corrupção. Obteve resultados importantes, “mas não é o único meio para se punir a corrupção no Brasil”, diz ele.
PENSANDO BEM…
No caso do presidente da Câmara, declarações ofegantes não são sintomas de perda de ar, mas, sim, de perda de poder.