
CLÁUDIO HUMBERTO
O controle da pandemia do novo coronavírus no Brasil já foi admitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para tristeza do “jornalismo de funerária”, e temos a menor média de mortes em quase cinco meses. Segundo o Worldometer, que monitora o avanço da pandemia, o número é o menor desde 13 de maio e a boa notícia se estende aos novos casos da doença, chegando a menor média de novas infecções em 110 dias.
96,7% DE CHANCE DE CURA
O foco dos pessimistas segue no total de casos, muitos salivando para noticiar 5 milhões de casos. Pouco se fala dos 4,25 milhões de curados.
TUDO PELA AUDIÊNCIA
Outro número morbidamente aguardado pelo “jornalismo de funerária” é o de 150 mil mortos. O que no início parecia respeito virou exploração.
SITUAÇÃO ATUAL
O Worldometer registra 500 mil casos ativos no Brasil com quadro de infecção leve e 8 mil em estado delicado que inspira cuidados maiores.
O BRADO DOS CISNES
A despedida de Celso de Mello, no STF, será quinta (8) e não terça (13), quando se aposenta. Lerá extenso voto em defesa do depoimento presencial do presidente, no caso de supostas interferências na Polícia Federal, e vai bater forte. O “canto dos cisnes” estará mais para grito.
BEM LEMBRADO
Jair Bolsonaro conversou com o príncipe saudita Mohammad Al Saud sobre as iniciativas acordadas em 2019. A visita garantiu US$10 bilhões em investimentos em defesa e comércio no Brasil.
ASSALTO LEGALIZADO
A chegada do pix como nova forma de pagamentos instituída pelo Banco Central, revelou um assalto que sofremos há anos: ted ou doc custam 6 centavos, mas os bancos nos cobram 15 reais por transferência.
APOSTA DA REELEIÇÃO
O governador de São Paulo, João Doria, considera “natural” o desgaste político que o levou a ser mal avaliado pela população da capital. Mas ele acredita na reeleição do atual prefeito, Bruno Covas (PSDB).
MINISTRO NÃO VENDE TOGA
O ativismo infanto-juvenil agora fantasia sobre a “suspeição” do futuro ministro Kassio Marques em casos envolvendo o presidente Jair Bolsonaro. Cobrança que não se viu e nem ouviu quando o mesmo STF, composto de oito ministros nomeados pelo PT, julgou o mensalão.
CARLOS MATHIAS LEMBRADO
A escolha de Kassio Marques para o STF fez lembrar aquele a quem ele substituiu no TRF-1: Carlos Fernando Mathias de Souza, um magistrado admirado também por alunos e ex-alunos de faculdades de Brasília.
PEQUENOS ESSENCIAIS
No Dia da Micro e Pequena Empresa, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, elogiou os pequenos negócios, por contribuir com o abastecimento e os serviços essenciais, especialmente na pandemia.
AGORA VAI
Os voluntários para testar a vacina de Oxford da covid começaram as entrevistas e exames. Em Natal, se apresentam no Centro de Pesquisas Clínicas às 11h30 e, tudo certo, voltam para a primeira de duas doses.
PENSANDO BEM…
…Trump é mais um entre muitos chefes de Estado ou de governo a se tratarem com medicamentos “sem comprovação científica”.