
CLÁUDIO HUMBERTO
Pode custar caro para seus responsáveis a tentativa de “trem da alegria” na Advocacia Geral da União (AGU), que quase burlou a reforma administrativa do próprio governo, decretando promoções em massa de 92% do efetivo. A esperteza provocou indignação do Planalto e deve ser investigada. A reforma prevê o fim das promoções por “antiguidade”, condicionando-as ao mérito. Tentaram promover todos por antiguidade, na AGU antes que a reforma seja aprovada e entre em vigor.
PRECEDENTE LIQUIDADO
Bolsonaro mandou suspender a presepada diante do risco de iniciativas igualmente oportunistas de outras corporações de servidores “de elite”.
TCU JÁ IA ANULAR
O Tribunal de Contas da União (TCU) estava pronto para anular nesta sexta (25) o ato da AGU que promoveu 607 pessoas de uma vez.
REAÇÃO INTERNA
O líder do governo, Ricardo Barros (PP-RJ), foi dos primeiros a reagir: fez um projeto de decreto legislativo que anulava o trem de alegria.
OPORTUNISMO IN NATURA
Mais de 25 mil candidatos oportunistas alteraram raça e cor declaradas à Justiça Eleitoral para se beneficiar da “legislação” inventada pelo TSE e o STF sobre divisão dos bilhões do fundão eleitoral. É o que dá a mania nacional de importar problemas raciais midiáticos de outros países.
CHEGADA DISCRETA
Os repórteres chegaram cedo para acompanhar a cirurgia de Bolsonaro, mas foram surpreendidos: o presidente chegou antes, pelas 7h, e não havia esquema de segurança no acesso ao hospital Albert Einstein.
PODER, NÃO PODE
O senador Álvaro Dias (PR) destaca: já existem duas notas da consultoria legislativa do Senado que atestam a inconstitucionalidade da reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.
MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO
A revelação de que o patrimônio da ex-deputada gaúcha Manuela Dávila (PCdoB) cresceu 382% em apenas dois anos mostra que já não se fazem mais comunistas com desapego a bens pessoais.
CAMINHO CONTRÁRIO
Enquanto no Brasil a estatal Correios está quebrada e inchada, e a um passo de ser vendida, na China a SF Holdings, a maior empresa do ramo no país, comprou em 2018 toda a operação chinesa da alemã DHL, a maior empresa de correios e entregas do mundo, e assumiu o negócio.
NOSSA GRANA
Os gastos definidos pelo TSE para as campanhas de prefeito e vereador de São Paulo, a mais cara do país, estão limitados a R$ 45 milhões no primeiro turno e R$52 milhões no turno. Tudo saído dos nossos bolsos.
SÓ COM EXAME POSITIVO
Virou notícia na CNN internacional a curiosa exigência de Fernando de Noronha (PE) de que turistas que desembarcarem na ilha sejam obrigados a terem sido infectados (e curados, claro) pelo Covid-19.
ELEIÇÕES À VISTA
A partir deste sábado faltam apenas 50 dias para as eleições de novembro. Também termina hoje, dia 26, o prazo final para o registro de candidaturas, que antes da pandemia acabaria em 15 de agosto.
PERGUNTA NO EXTERIOR
Depois da Amazônia e do Pantanal, quem será culpado pelos incêndios na Bahia?