
CLÁUDIO HUMBERTO
A Operação Apneia, do MP do Amazonas, nesta quarta (10), foi vista com desconfiança em Manaus. Foram-se 14 mandados na investigação da compra, sem licitação, pela Secretaria de Saúde, de ventiladores para doentes de covid-19. Na CPI da Saúde da Assembleia, há a impressão de retaliação contra a ex-subsecretária de Saúde Dayana Mejia Sousa, que denunciou à comissão e ao Tribunal de Contas da União (TCU) malfeitorias do governo estadual. Ela, estranhamente, foi um dos alvos.
EM FAMÍLIA
A operação foi comandada pelo coronel PM Luismar Bonates, secretário de Segurança, cujo filho Luís Mário também é secretário do governo.
TENTANDO SOBREVIVER
Acusado de corrupção, o governador do Amazonas, Wilson Lima, tenta sobreviver ao processo de impeachment na Assembleia Legislativa.
CHEGA MAIS, PF
A Operação Apneia reforçou a esperança dos cidadãos de que a Polícia Federal apure as inúmeras denuncias de corrupção contra o governador.
CRIME VIROU DETALHE
A operação da PF no Pará foi noticiada na TV como “a segunda contra governadores críticos de Bolsonaro”. É como se isso fosse atenuante e fossem só detalhes a corrupção na pandemia e a grana apreendida.
DESTINO SELADO
Levando a sério as denúncias de corrupção contra o governador Wilson Witzel, 69 dos 70 deputados estaduais votaram a favor da abertura do processo de impeachment. O vice pode encomendar o terno da posse.
ELES ESTÃO DE BRINCADEIRA
Enquanto ministros do STF e do TSE discutiam a melhor maneira de “ferrar” o presidente, Bolsonaro trocava zombarias com Rodrigo Maia e o Congresso embromava para não mexer nos privilégios do setor público, brasileiros ainda em quarentena perguntavam: e o combate ao covid-19?
TRIBUNAL DE EXCEÇÃO
Quem assistiu ao show de corporativismo dos ministros do STF, ontem, lembra advertência da ex-procuradora geral Raquel Dodge: investigando e julgando, o STF acaba por se transformar em tribunal de exceção.
EMPREGOS PELOS ARES
A empresa aérea Emirates, uma das mais admiradas do setor aéreo mundial, decidiu demitir quase mil pilotos. A empresa já havia dispensado trezentos e agora dispensará mais de seiscentos.
DIZ QUE NÃO ESTOU
O falante secretário paulistano de Transportes, Edson Caram, parece menino flagrado em traquinagem: foge de entrevistas desde que o chefe, prefeito Bruno Covas, ameaçou demiti-lo durante coletiva.
CORONA DÁ LUCRO
Laboratórios particulares têm aproveitado para faturar cada vez mais com os testes para identificar o novo coronavírus. Em Brasília, o Sabin cobrava R$270 pelo teste molecular e passou para R$350, alta de 30%.
NÃO FOI DESTAQUE
No caso do Brasil, pela segunda vez em três dias, houve mais curas que novos casos do coronavírus. Ontem, quase a metade de todas as altas no mundo foram aqui: 54.698 pessoas voltaram para casa e fizeram o Brasil ter mais curados (380 mil) que pessoas ainda doentes (352 mil).
FRANCA RECUPERAÇÃO
O número de curados é maioria entre os infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia, na China. O Worldometer, registrava às 18h45 de ontem 7,436 milhões de casos e 3,720 milhões de curas.