
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
É impressionante a velocidade da disseminação do coronavírus em toda a Ilha de Itaparica. Os dois municípios da Ilha já somam juntos quase 80 casos confirmados, num avanço que parece incontrolável. Segundo o boletim epidemmiológico desta terça-feira (9) da autoridade sanitária, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Itaparica chegou hoje a 38 casos confirmados e Vera Cruz, 31.
Já o boletim da Prefeitura de Itaparica mostra números maiores, com um total de 46 casos e 3 mortes. A Prefeitura de Itaparica relata que os 46 casos de Covid-19 ocorreran nas localidades de Marcelino (11 casos), Misericórdia (9), Alto das Pombas (7), Bom Despacho (5), Alto e Santo Antonio (3), Amoreiras (3), Manguinhos (2), Fazenda Galvão (2), Porto dos Santos (1), Praia do Cajá (1), Centro (1) e HGI (1).
A disparada no número de novos casos de coronavírus na Ilha de Itaparica ganha grande proporção dia após dia, com velocidade maior neste mês de junho. Analisando exclusivamente os números oficiais da autoridade sanitária, a Secretaria de Saúde da Bahia, os casos da doença em Itaparica, que em 1º de junho eram 27, subiram hoje para 38. O aumento é de 40.7% em apenas 8 dias. Se a comparação for feita com os 46 casos apontados pela Prefeitura de Itaparica, o aumento é de 70,4% no mesmo período.
No caso de Vera Cruz, em 1º de junho o município tinha 13 casos, contabilizados pela Secretaria de Saúde. Casos que pularam hoje (9) para 31 registros oficiais, com duas mortes. O aumento é de nada menos que 121% no período de 1º a 9 de junho.
Vale ressaltar que o JORNAL DA MÍDIA só utiliza números oficiais da Sesab em suas matérias sobre o coronavírus. Números que podem ser acessados por qualquer cidadão no site oficial da autoridade sanitária. Clique AQUI e confira o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde e veja os casos de coronavírus em seu município.

Prefeitos parecem que estão no palanque
As duas prefeituras da Ilha de Itaparica, enquanto os casos de Covid-19 disparam, continuam batendo cabeça e praticando medidas isoladas. Cada prefeito anuncia quase que diariamente (preferencialmente em lives ou em vídeos nas redes sociais) medidas, medidas e medidas, sempre apontadas por eles como “decisivas” para combater a disseminação do coronavírus.
A prefeita Marlylda Barbuda (Itaparica) e Marcus Vinícius (Vera Cruz) parecem que transformaram a pandemia em um belo palanque. Aliás, os dois são candidatos à reeleição.
A Ilha de Itaparica precisa muito mais que tudo o que os dois gestores acham que estão fazendo. Repetindo o que disse em matéria anterior o JORNAL DA MÍDIA, as críticas dos moradores apontam sempre para a falta de uma política competente e coesa de enfrentamento do Covid-19, com os dois ´prefeitos deixando suas vaidades de lado e partindo para encarar a situação com decisões e medidas capazes de realmente conter o atual índice de dissiminação do vírus na Ilha.
A disputa por prestígio, a briga para mostrar quem é o melhor ou pior nada somam de positivo no momento atual, que é de sofrimento, de angústia e de preocupação total para toda a população da Ilha de Itaparica.