
* As informações e opiniões publicadas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva do autor e, necessariamente, não refletem a posição do Jornal da Mídia.
CLÁUDIO HUMBERTO
Sem repasses do governo federal há meses, a Cinemateca Brasileira, responsável pela memória da produção audiovisual nacional, corre risco até de incêndio, segundo adverte a Roquette Pinto, associação que faz a sua gestão. A Cinemateca prometida pelo presidente Jair Bolsonaro à atriz Regina Duarte já não paga nem serviços de segurança. A conta de luz está para ser cortada e, se acontecer, há risco de incêndio em razão da refrigeração 24h. O governo resolveu rescindir o contrato de gestão.
AUTOCOMBUSTÃO
A refrigeração funciona 24h no prédio da Cinemateca porque “o material fílmico é altamente inflamável”. “Pega fogo sozinho”, alertam os gestores.
SEM SAÍDA
O contrato com a Roquette Pinto de R$1,2 milhão mensais paga salários e as contas de água, luz etc. A dívida totaliza cerca de R$11 milhões.
SEM PREJUÍZO
O ofício ao Ministério do Turismo pede esclarecimentos e “reunião urgente” para evitar prejuízos ao arquivo da Cinemateca e ao setor.
TEM SOLUÇÃO
A melhor condução é “regularizar o contrato em vigor (até 2021) e pagar as despesas já realizadas”, diz um documento da Roquette Pinto.































