O volume do setor de serviços na Bahia teve queda de 2,3% em dezembro de 2019, frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, após já ter recuado 1,4% de outubro para novembro. No confronto com o mesmo mês do ano anterior (dez18), em dezembro de 2019, os serviços na Bahia também tiveram queda (-5,2%), um resultado bem abaixo do país como um todo (1,6%) e que seguiu a retração verificada em 15 dos 27 estados. Assim, a Bahia fechou 2019 com queda de 2,2% no volume dos serviços.
Foi o quinto ano consecutivo de recuo do setor no estado, embora o ritmo de queda venha diminuindo. Em 2015, os serviços baianos caíram 6,0%, tiveram seu pior resultado em 2016 (-8,6%) e, a partir daí seguiram caindo, mas a taxas menores, em 2017 (-4,5%), 2018 (-3,3%) e 2019 (-2,2%). As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE.
O resultado do ano passado para os serviços baianos também foi inferior ao do país como um todo (1%) e acompanhou os recuos verificados em 14 dos 27 estados. Em 2019, o setor teve seus melhores desempenhos em Amazonas (3,9%), Tocantins (3,4%) e São Paulo (3,3%), e os piores em Rondônia (-5,9%), Acre (-7,1%) e Mato Grosso (-7,1%).
Informação e comunicação
A quinta queda anual consecutiva do volume dos serviços na Bahia (-2,2%) foi resultado do desempenho de quatro dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE. Assim como já havia ocorrido em 2018, os serviços de informação e comunicação (-4,8%) tiveram o maior recuo no acumulado em 2019 e foram também os principais responsáveis pelo resultado negativo do setor como um todo.
A atividade, que tem o segundo maior peso na estrutura dos serviços na Bahia, se retraiu pelo sexto ano consecutivo (recua desde 2014), embora tenha reduzido seu ritmo de queda em relação a 2018 (quando o resultado havia sido de -11,9%).
O resultado do setor de serviços baiano, em 2019, só não é pior pela influência do bom desempenho dos serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%), única atividade em alta no ano
Com a terceira maior queda, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,7%) foram a segunda maior influência negativa para o desempenho dos serviços baianos no ano passado. É o segmento que tem maior peso no setor como um todo e recuou após dois anos seguidos de crescimento.
Outro destaque ficou com os serviços prestados às famílias, que também tiveram retração em 2019 (-0,7%) e mantiveram, assim, a sequência de resultados anuais negativos registrada ao longo de toda a série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (iniciada em 2012 para o indicador acumulado no ano).
O resultado do setor de serviços na Bahia, em 2019, só não pior pela influência do bom desempenho dos serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%), única atividade em alta no ano.
O segmento teve seu segundo resultado anual positivo consecutivo e engloba um grupo diversificado de atividades, com grande peso daquelas direcionadas às empresas (ligadas às áreas jurídica, contábil, de segurança, assessorias e consultorias em diversos campos).