As vendas do varejo na Bahia cresceram, em dezembro de 2019, 1,3% em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais (que desconsidera, por exemplo, o Natal), após o aumento de 3,5% que já havia sido registrado na passagem de outubro para novembro.
No país como um todo, de novembro para dezembro, o varejo apresentou variação negativa (-0,1%), com 18 dos 27 estados mostrando quedas nas vendas. O resultado da Bahia foi o quarto melhor. Rio Grande do Sul (3,5%) e Amapá (2,0%) lideraram nos avanços, enquanto Rondônia (-9,5%) e Roraima (-13,8%) tiveram os piores desempenhos.
Frente ao mesmo mês de 2018, em dezembro/19 as vendas na Bahia também cresceram (7,4%). Nessa comparação, o desempenho do varejo no estado foi bem superior à média nacional (2,6%) e acompanhou os resultados positivos registrados em 18 dos 27 estados. Amapá (38,7%) e Paraíba (10,0%) tiveram os maiores crescimentos, enquanto Paraná (-2,8%) e Rondônia (-6,8%) tiveram as quedas mais acentuadas.
Considerando os dois indicadores (1,3% e 7,4%), o comércio varejista baiano teve, em 2019, o seu melhor dezembro em cinco anos (desde 2013). Levando em conta apenas a comparação com o mesmo mês do ano anterior (7,4%), foi o maior crescimento das vendas para um dezembro desde 2010, no estado (naquele ano o crescimento nessa comparação havia sido de 10,0%).
Os bons resultados do mês ajudaram o varejo da Bahia a fechar 2019 com alta de 2,1% no volume de vendas – primeiro resultado anual positivo para o setor desde 2014 (quando havia sido registrado um aumento de 4,6%).
No ano, o varejo baiano cresceu um pouco mais que a média do país (1,8%). Apenas sete estados registraram recuos nas vendas do comércio em 2019. Amapá (16,6%) e Santa Catarina (8,6%) apresentaram os melhores desempenhos no acumulado ano; Alagoas (-2,4%) e Piauí (-6,0%) registraram as maiores quedas.
Vendas de móveis e eletrodomésticos (8,7%) e combustíveis (6,0%) são as que mais crescem e puxam resultado positivo do varejo baiano em 2019
No acumulado no ano de 2019 (2,1%), o volume de vendas cresceu em seis dos oito segmentos do varejo restrito baiano (que desconsidera as vendas de automóveis e material de construção).
Com os melhores desempenhos, móveis e eletrodomésticos (8,7%) e combustíveis (6,0%) foram também, nessa ordem, as atividades que mais puxaram o resultado geral do comércio para cima, no ano passado.
O segmento de móveis e eletrodomésticos apresentou o terceiro crescimento anual consecutivo. Como ocorreu nos anos anteriores, o desempenho positivo foi liderado pelas vendas de eletrodomésticos (10,3%), enquanto as de móveis cresceram menos (4,9%).
Já as vendas de combustíveis voltaram a avançar após quatro anos seguidos em queda, nos quais o segmento havia sido uma das principais influências negativas para o varejo baiano em geral.
No outro extremo, os importantes recuos nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-45,4%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-15,8%) puxaram as vendas do comércio para baixo, impedindo um desempenho melhor do setor como um todo em 2019, no estado.
As vendas do segmento de livros mostraram o segundo ano de quedas consecutivas, com aceleração no ritmo de recuo em relação a 2018, quando haviam caído 15,2%. Já os equipamentos de informática tiveram o primeiro resultado negativo, depois de dois anos de variações positivas. Ambas as atividades viram suas vendas caírem com força (quedas de dois dígitos) em todos os meses de 2019.