Baseada na fusão das mídias offline com a métrica e a inteligência artificial inerentes ao sistema online, a Plocar, startup baiana criada por jovens empreendedores, a empresa acaba de se lançar no mercado de Salvador e faz girar com potência e tecnologia um negócio que já era muito usado na capital baiana: a plotagem de carros.
O App Plocar foi idealizado com o objetivo de levar as marcas dos seus clientes à máxima abrangência por meio da divulgação com monitoramento e garantia de resultado, o que até então não existia. A ideia surgiu quando os sócios, Adeildo Peixoto (CEO) e Vitor Ribeiro (co-fundador), debatiam sobre a ausência de métricas de resultados reais na mídia offline.
A Plocar planeja iniciar seu plano de expansão ainda este ano e a expectativa é que se concretize nos primeiros meses de 2020.
“Observamos que em Salvador a cultura de investir na mídia off está consolidada. A partir daí, identificamos uma oportunidade de potencializar este negócio, de modo a torná-lo muito mais atrativo”, revelou Adeildo Peixoto. “Desde fevereiro deste ano colocamos a primeira versão do App disponível para os motoristas se cadastrarem, estamos atualizando o sistema nos mostrando ao mercado de forma orgânica, mas o lançamento oficial só acontece agora, com a campanha do nosso primeiro cliente, o Varejão Auto Peças”, contou o investidor.
As pesquisas de viabilidade econômica e a identificação de pessoas que deveriam integrar a lista de stakeholders da Plocar foram iniciadas há um ano e meio. A startup já conta com uma equipe inicial de 16 colaboradores, todos empenhados em aproximar pessoas através da tecnologia para veicular informação, com segurança e garantia de retorno para os envolvidos: motoristas, gráficas e anunciantes. A possibilidade de mensurar as campanhas por meio de um sistema eficiente é o grande diferencial do empreendimento.
Plataforma inteligente
“Oferecemos uma solução de anúncio Out of Home (OOH) que impacta as pessoas nas ruas por meio da plotagem de carros. Com métricas, criamos um sistema de inteligência interligado. O anunciante, que antes não tinha como acompanhar o que estava sendo divulgado, agora tem conhecimento e controla o processo de criação da campanha e estratégia, a plotagem dos carros, as vistorias pelo QR Code e os relatórios de desempenho e quilometragem. Tudo disponibilizado em tempo real, direto do computador ou celular”, esclareceu Adeildo Peixoto sobre o funcionamento do sistema.
Com uma plataforma inteligente, o sistema da Plocar permite que os anunciantes escolham as regiões onde querem veicular as campanhas, definam a quantidade de carros, tempo e meta de quilometragem diária a ser percorrida. Além disso, é possível acompanhar todo o processo pelo “dashboard”, espaço onde são exibidos gráficos com a evolução constante da campanha e as vistorias através do QR Code, colado como um selo na plotagem com o código de cada motorista. “Na próxima versão do aplicativo, em 2020, o anunciante já poderá acompanhar a média de público impactada, tendo os dados monitorados via satélite”, adiantou Peixoto. Desse modo, a Plocar visa garantir segurança e controle associados a um preço justo.
Crescimento e expansão
A expectativa de crescimento da empresa é grande. Segundo os sócios, a Plocar terá atuação nacional e estará presente nas principais capitais do país . “Seremos os maiores do mundo no segmento e vamos conseguir acelerando sempre nos momentos certos. Pensamos lá na frente, mas com o pé no chão”, anunciou Peixoto para quem “tirar pedido não satisfaz, é preciso gerar resultados. Esse é o nosso espírito”, frisou.
A empresa planeja iniciar seu plano de expansão ainda este ano e a expectativa é que se concretize nos primeiros meses de 2020. Estudos de viabilidade já foram realizados e a primeira cidade para investimento é Belo Horizonte, em Minas Gerais, e em seguida outras capitais do Nordeste. O início da operação em São Paulo está previsto para 2021. Outros países também estão nos planos da start up, mas só depois da operação se consolidar no Brasil.