970×90

Braskem afunda bairros e rouba sossego de 30 mil

Rachaduras evidenciam afundamento no bairro do Pinheiro, em Maceió. (Fotos: Abel Galindo e CPRM)

CLÁUDIO HUMBERTO

Sem temer pressões, o Serviço Geológico do Brasil, do Ministério de Minas e Energia, apontou objetivamente a Braskem, controlada pelo grupo Odebrecht, como causadora do afundamento de 40 centímetros de três bairros de Maceió, gerando rachaduras apavorantes e provocando o desabrigo de 30 mil pessoas. Isso ocorre após décadas de extração irresponsável de sal-gema sobre uma falha geológica reativada pelas perfurações, após milhões de anos adormecida.

POPULAÇÃO DESPROTEGIDA
O MP e a Defensoria não querem contar cadáveres, mas o presidente do TJ-AL, Tutmés Airan, prefere uma solução “boa para os dois lados”.

OMISSÃO COVARDE
Autoridades se omitem, não apoiam a luta por indenização justa para as vítimas. A Braskem preferiu paralisar atividades nesta quinta (9).

PREFEITO ISOLADO
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, segue isolado entre os chefes do Executivo das três esferas de governo, na batalha contra a Braskem.

DEBATE DE UMA NOTA SÓ
A “frente em defesa da Previdência”, na verdade frente de defesa de privilégios de castas do setor público, promove “debate”, terça (14), onde será proibida a entrada de quem defende o fim dessas regalias.

QUASE LÁ
O governo estima reduzir a despesa previdenciária do Regime Geral em R$715 bilhões nos 10 anos seguintes à reforma. Apesar do ganho fiscal crescente, o IFI prevê redução pouco menor: R$ 670,9 bilhões.

TEM MÉDICOS TAMBÉM
Na clínica onde se trata contra ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) o general Eduardo Villas Bôas, à base de física quântica, também atuam médicos, inclusive neurologistas, diz o engenheiro Cláudio Salgado.

PARQUES PROTEGIDOS
Em Brasília, o secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, vai espalhar câmeras de segurança nos 18 parques da cidade. Ajudará a protegê-los. Por meio de aplicativo, os pais poderão monitorar os filhos.

SIMPLES ASSIM
O deputado Paulo Ganime (Novo-RJ) foi direto sobre a necessidade de reformar a Previdência e proteger quem mais precisa dela: “o sistema atual transfere renda dos mais pobres para os mais ricos”, cravou.

MELHORIA NÍTIDA
Para quem era contra a privatização de aeroportos, o ranking de aeroportos Air Help Score, com 132 terminais, foi um duro golpe. O Brasil tem (agora) 12 dos 50 aeroportos mais bem avaliados do mundo.

PONTO CELEBRADO
Polícias adoraram um aspecto do decreto presidencial sobre uso de armas: o fim do monopólio dos fabricantes brasileiros, inclusive aqueles que copiaram mal seus produtos, provocando disparos acidentais.

SENTIMENTOS DUPLOS
O INEP divulgou dados ao mesmo te
mpo preocupantes e animadores sobre rendimento escolar. O índice de aprovação no Ensino Médio tem crescido desde 2014, mas é de só 83,4%. O abandono é de 6,1%.

PENSANDO BEM…
…a cela especial do ex-presidente Temer não é nenhuma ‘brastemp’ como a de Lula.

Coluna de Cláudio Humberto. Clique AQUI e leia mais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − um =