Busca por emprego movimenta SineBahia no início do ano

Sine Bahia oportuniza vagas e serviços para cidadãos e empregadores baianos (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

Cerca de mil pessoas se dirigem à Unidade Central do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), diariamente. Nesta quinta-feira (3), não foi diferente e o saguão principal do prédio, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), em Salvador, estava lotado por quem deseja ingressar no mercado de trabalho, logo nos primeiros dias de 2019.

O coordenador da Rede SineBahia, Hildásio Pitanga, detalhou a operação de intermediação. “Em verdade, a entidade promove o encontro do trabalhador com o empregador, por meio de um sistema de informação, que abriga o cadastro do trabalhador, com todas as informações pessoais e profissionais. Por outro lado, é disponibilizado o perfil das vagas captadas com as empresas e feito o cruzamento dessas informações, gerando o encaminhamento dos trabalhadores que atendam aos critérios de cada oportunidade”.

Recém-formada no Ensino Médio, Talita Santiago, de 18 anos, foi ao local levando o sonho de ter a carteira assinada e ajudar os pais, que estão desempregados. “Terminei os estudos no ano passado e vim aqui em busca do meu primeiro emprego. Ainda aproveitei a ocasião e me inscrevi em um curso de capacitação”.

O serviço de intermediação oferece oportunidades para quem deseja o primeiro emprego e também para quem já acumula experiências, mas está fora do mercado de trabalho. As vagas podem ser pesquisadas pelo aplicativo Sinefácil, disponível para Android e IOS, e nas redes sociais do SineBahia.

A química Daniela de Lima Santos encontrou uma vaga adequada ao seu perfil. “Entrei no site para olhar outra coisa e me deparei com essa oportunidade que se encaixava com minha formação. Em 2013, trabalhei em um laboratório de uma usina de álcool e açúcar de São Paulo, como auxiliar de serviços gerais e me interessei pela Química. Fiz um curso técnico e trabalhei na área. Agora, quase seis anos depois, terminei a licenciatura e espero conseguir passar na seleção”, torce a candidata.

O atendente Luiz Carlos Oliveira explica que “o candidato à vaga já sai do SineBahia com uma carta de encaminhamento que permite a participação na seleção de emprego e todas as informações necessárias, a exemplo de documentos requeridos, o nome da pessoa que se deve procurar na empresa, horário e local da entrevista”.

SineBahia

A entidade oferece vagas para todos os níveis de escolaridade e experiência, incluindo estágio e oportunidades para pessoas com deficiência. Além de promover a inserção de milhares de baianos no mercado de trabalho, o SineBahia dispõe de serviços como emissão de carteira de trabalho, solicitação de seguro desemprego e inúmeros cursos de qualificação. “Temos o processo operacional de intermediação, em si, mas também ofertamos orientações, treinamentos, capacitação e qualificação, a fim de que o trabalhador se sinta mais preparado e, a partir daí, amplie as chances de ocupar essas vagas”, explicou Hildásio.

O SineBahia é um serviço executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e possui 120 unidades espalhadas por todas as regiões do território estadual, sendo 12 somente na capital, e uma unidade móvel.

Informações adicionais podem ser obtidas através do site www.setre.ba.gov.br/sinebahia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *