Esquema queima diplomatas citados para o MRE

CLÁUDIO HUMBERTO

Virou “carnificina” a escolha do futuro ministro das Relações Exteriores. O Brasil tem um dos mais admirados corpos diplomáticos do mundo, e as melhores opções técnicas estão no Itamaraty. Apesar disso, cada nome lembrado é “queimado” em sites e redes sociais às quais têm acesso “candidatos” sem nível para o cargo: de um ressentido ex-diplomata de carreira modesta até um “expert” Relações Internacionais cujo curso na UnB está “em progresso”. Tentam destruir para reinar.

Itamaraty, Brasília (Reprodução)

ATAQUE CRUEL
Maria Nazareth Farani Azevêdo, cujas virtudes são comparadas às do grande Paulo Tardo Flecha de Lima, foi outra vítima de ataques cruéis.

ATAQUES A ESMO
Luiz Fernando Serra, “petista”, Ernesto Fraga, “defensor de Trump”, e Sergio Amaral também estiveram na alça de mira da “queimação”.

ENTRE OS MAIORES
Michel Temer torce para que o sucessor aceite convite para acompanhá-lo à Cúpula de Líderes do G20, em Buenos Aires, dia 30. “Seria uma ótima chance de o presidente Bolsonaro fazer um primeiro contato com os vinte mais importantes líderes mundiais”, defende.

ENLOUQUECENDO AS TVS
No final da tarde desta sexta (9), o presidente eleito, Jair Bolsonaro, fez pronunciamento “live” pelo Facebook e, antes da metade do vídeo, já tinha 112 mil espectadores, 115 mil ‘likes’ e 41 mil compartilhamentos.

FOTO MÓVEL
A Apex Brasil ignorou as mensagens da coluna tentando conferir uma história que faz a delícia de funcionários da agência de promoção de exportações: seu presidente manteria no gabinete foto autografada de Lula que some e reaparece sobre a mesa de acordo com o visitante.

PT ISOLADO. DE NOVO
Apesar de ter a maior bancada de deputados após a eleição (56), o PT deve ficar isolado até na oposição. O PSB, o segundo maior partido da esquerda, não quer a companhia de petistas em seu bloco na Câmara.

SEGURANÇA INDEPENDENTE
Futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro disse as ações na segurança pública vão começar antes da aprovação de projetos de lei. “É um problema sério, em parte, equacionado por medidas executivas”, disse.

ROBUSTAS SUSPEITAS
Em despacho contundente, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) disse ver “robustas suspeitas de possível prática de crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro”, envolvendo Renan Calheiros, Romero Jucá, ambos do MDB, e Gim Argello (PTB).

REIVINDICAÇÃO POPULAR
Conquistou 2,2 milhões de nomes em menos de 48h abaixo-assinado do partido Novo no site Change.org contra o aumento de 16% para ministros do STF aprovado esta semana pelo Senado. É um recorde.

UM PAÍS CHAMADO POLO
Durante evento na Universidade do Estado do Amazonas, o executivo Gustavo Igreja revelou que, se fosse um país, o Polo Industrial de Manaus estaria entre as 85 maiores economias, à frente do Paraguai, Costa do Marfim e Bolívia e outros 90 países com PIB inferior.

PENSANDO BEM…
…emplacar MP é melhor que ser amigo do rei.

Coluna de Cláudio Humberto. Clique AQUI e leia mais.

Notícias Relacionadas