
Otimismo e expectativa de mais uma grande safra. E neste clima que os produtores de algodão do oeste baiano iniciam nos próximos dias o plantio da safra 2017/2018. A área plantada com a cultura irá alcançar aproximadamente 272 mil hectares, o que representa um aumento de 35% em relação ao ciclo anterior (2016/2017). Já a colheita, que começa no início de junho, deve superar as 440 mil toneladas. O clima amigável – com chuvas regulares, levando aos trabalhos de semeadura dentro da janela perfeita – é o principal motivo para o otimismo na região.
Em entrevista ao site Bahia de Valor, Júlio Cézar Busato, engenheiro agrônomo, agricultor e presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), disse que a previsão climática é boa.
“Devemos ter chuvas na região entre quinta e sexta-feira, daí o plantio vai se concentrar entre os dias 1º e 5 de dezembro, que é o melhor período. O oeste é uma região privilegiada. Temos grandes áreas planas o que nos permite utilizar máquinas enormes, com potencial de plantio muito grande. São os mesmos equipamentos usados pelos produtores do Texas (EUA)”, diz Júlio Cézar Busato, engenheiro agrônomo, agricultor e presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).
Fonte: Bahia de Valor / Geraldo Bastos / Clique AQUI e leia mais…