
O avião em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes viajava na noite desta quinta-feira sofreu uma pane e retornou a Brasília. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estava numa aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que voltou ao aeroporto de partida assim que a falha técnica foi identificada, segundo informa o site do jornal O Globo.
De acordo com a Força Aérea, a segunça dos passageiros não foi comprometida “em nenhum momento” da operação. Os pilotos realizaram os procedimentos previstos e, por precaução, pousaram de volta em Brasília, diz a nota.
A FAB não detalhou a pane. O avião saiu da capital federal às 18h45m com destino a Belém, no Pará, onde Gilmar Mendes visitaria o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. Por conta da falha técnica, a aeronave retornou e tocou o chão em Brasília às 19h45m.
Gilmar Mendes passou o susto no ar pouco depois da suspensão da análise do plenário do STF se o ministro Edson Fachin continuaria relator da delação dos donos da JBS na Operação Lava-Jato e se as delações premiadas dos irmãos Batista teriam as regras mantidas.
Durante o julgamento, Gilmar se desentendeu com o ministro Luis Roberto Barroso e chegou a deixar o plenário por algum tempo. A sessão será retomada na próxima quarta-feira, com placar em 7 a 0 em favor de Fachin e da manutenção dos acordos de colaborações premiadas dos donos da JBS.






























