Salvador vai ganhar corredores exclusivos de mais um modal de transporte: o BRT (Bus Rapid Transit), que ficará localizado no coração do sistema viário da cidade. Da Lapa até o Iguatemi o percurso será feito em 16 minutos. O lançamento do edital de licitação para escolha da empresa que vai executar a primeira etapa da obra foi feito nesta terça-feira (14), no Palácio Thomé de Souza, pelo prefeito ACM Neto, pelo vice-prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, entre outras autoridades.
O investimento para esta fase será de R$ 408 milhões e o trecho terá corredores exclusivos que vão ligar o Parque da Cidade à região da rodoviária, na estação do metrô que já está em construção pela CCR, fazendo a integração com os modais. O edital já está disponível na Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e a intervenção será coordenada pela Semob, com a execução a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). As obra começa pela construção de um viaduto na região do Parque da Cidade. Nesse trecho serão, no total, três viadutos.
A intervenção faz parte do projeto de implantação de corredores de transporte coletivo integrado de Salvador e englobará, também, obras de macrodrenagem e outras melhorias viárias, além de ciclovia. No total, os corredores serão implantados em duas etapas, além da expansão do sistema do Parque da Cidade até a Pituba. O projeto foi fracionado para facilitar a captação de recursos federais e vai beneficiar também, diretamente, quem circula de automóvel, com a implantação, por exemplo, de elevados com vias rápidas. O objetivo é, com um sistema integrado aos ônibus e ao metrô, melhorar de forma definitiva a mobilidade numa das regiões mais “nervosas” da cidade, compreendida pelas avenidas Garibaldi, ACM e Juracy Magalhães.
“Este projeto foi compreendido para fazer a integração entre os dois principais centros econômicos da cidade: o Centro Histórico e a região do Iguatemi. A medida segue, inclusive, o que está previsto no PDDU e na Louos, que é a descentralização de serviços e setor econômico para os bairros. É importante lembrar que, em 2013, o trânsito era caótico e o transporte coletivo bastante precário, e que já foi realizado um conjunto de ações para melhorar a mobilidade dos cidadãos. Além da obra da primeira etapa, estamos trabalhando também para conseguir a primeira parcela e iniciar a obra para o trecho 2 ainda este ano de 2017”, explanou o prefeito ACM Neto.
Detalhes do projeto – Nas duas etapas, o projeto será implantado ao longo do corredor formado pela Avenida Vasco da Gama, Rua do Lucaia, Avenida Juracy Magalhães e Avenida ACM, se estendendo desde a entrada da Estação da Lapa até a Estação de Integração Iguatemi (metrô/BRT), na região próxima ao atual Shopping da Bahia. As intervenções preveem o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da Avenida Vasco da Gama, adaptando-a para uso do BRT. Nos demais trechos serão implantados novas vias exclusivas para o sistema.