Três grandes redes de varejo preparam a expansão de seus negócios na capital baiana, no rastro dos novos PDDU e Louos e dos incentivos que serão concedidos por meio do programa Salvador Emprego, previsto para ser lançado pelo prefeito ACM Neto (DEM) logo após o Carnaval. Em estágio mais avançado, o Atakarejo está perto de receber a licença da prefeitura para construir uma unidade em Paripe, no Subúrbio, e apresentou à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (Sedur) planos para implantar mais dois empreendimentos ainda este ano. Um será instalado em frente ao Salvador Shopping, no terreno onde funcionou a concessionária Americar; outro, nos arredores da Via Expressa. Em compasso similar, o grupo Assaí acelerou recentemente dois projetos na Sedur: um hipermercado de 11 mil metros quadrados em Cajazeiras e uma loja na Calçada.
De olho na clientela A e B, o Pão de Açúcar decidiu expandir sua atuação em Salvador, onde possui apenas a unidade do Shopping da Bahia. A cúpula do grupo já abriu negociações com a prefeitura para construir lojas no Costa Azul, Avenida ACM e Garibaldi, no terreno de oito mil metros quadrados da antiga fábrica da Coca-Cola. Dono do Extra, cujo foco maior é a classe C, o Pão de Açúcar também está interessado em abrir um novo supermercado da rede na Paralela. A ideia é aproveitar a demanda que será criada após a construção do megaempreendimento imobiliário de 4.600 apartamentos da MRV, localizado entre Mussurunga, Alphaville 2 e Avenida 29 de Março. Nesse caso, porém, terá que disputar espaço com o Hiperideal, outra rede atraída pelo projeto da construtora, especializada na linha Premium do Minha Casa Minha Vida. (Coluna Satélite/Correio)