Importado da fábrica de Vigo, na Espanha, o Grand C4 Picasso acaba de chegar à rede de concessionárias da marca Citroën de todo o Brasil. Com preços a partir de R$ 120.900 (Seduction) e R$ 127.900 (Intensive), esta minivan Premium se traduz como uma verdadeira viagem de primeira classe para sete pessoas. Esta é a experiência que a Citroën coloca à disposição dos ocupantes do Novo Citroën Grand C4 Picasso, um veículo que alia conforto, elegância e sofisticação ao prazer de dirigir na estrada e à praticidade no trânsito urbano.
Assim como seu irmão menor, o Novo Citroën Grand C4 Picasso introduz uma nova era no conceito de veículo monovolume de passeio. Com estilo marcante, alta tecnologia, muito conforto e segurança, o Novo Citroën Grand C4 Picasso é um projeto de vanguarda voltado para a família, mas com design expressivo e forte apelo tecnológico.
Sua arquitetura resulta em um veículo confortável, de alta eficiência energética (o modelo recebeu Etiqueta A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro 2016) e que proporciona muito conforto para todos os ocupantes. O bem-estar a bordo é evidente: o interior do Novo Citroën Grand C4 Picasso foi projetado como um lounge, iluminado e amplo, graças à grande área envidraçada do conceito “Technospace”.
Ambiente que só foi possível criar graças à nova Plataforma EMP2, que permitiu o aumento da distância entre-eixos em 110 mm, ao comparar com a geração anterior do modelo. Sendo assim, ele dispõe de sete assentos, sendo os dois traseiros totalmente escamoteáveis.
Estilo dinâmico, denso, enérgico
O design do Novo Citroën Grand C4 Picasso segue a renovação do estilo da marca, no entanto, distingue-se completamente do Citroën C4 Picasso, modelo de 5 lugares da mesma família – as únicas peças em comum são o para- brisa e o capô saliente, que traz a nova apresentação dos chevrons. Tal desenho prolongado imprime um olhar tecnológico e, ao mesmo tempo, enigmático ao modelo.
Isso porque o Novo Citroën Grand C4 Picasso adota um design específico com proporções voltadas para o espaço interno. A plataforma modular EMP2 permite aumentar significativamente sua distância entre eixos (para 2.840 mm, ou seja, 11 cm a mais do que na geração anterior), beneficiando o espaço a bordo, o volume do porta-malas (69 litros a mais do que antes) e também o design, oferecendo mais liberdade aos estilistas.
Além de suas proporções inéditas, o Novo Citroën Grand C4 Picasso também apresenta um estilo forte que o diferencia nitidamente da versão 5 lugares:
– A lateral do modelo possui assinatura específica, dispondo de arcos de teto que se originam na base do para-brisa e se estendem até o a parte traseira do veículo. Esta assinatura usa o espaço, bem como a grande área envidraçada, para destacar o interior generoso e acolhedor. E para aliar estilo e praticidade, a parte central dos arcos de alumínio garante a função de suporte. Os contornos dos flancos acentuam o caráter de suas linhas de estilo;
– Sua frente marca uma renovação do estilo Citroën, com um capô saliente e uma nova apresentação dos chevrons, prolongada por um olhar tecnológico moderno e sedutor. Finas luzes diurnas com LEDs prolongam habilmente a grade dianteira e são acompanhadas de faróis afinados e alojados logo abaixo. Os faróis de neblina completam esta assinatura luminosa totalmente original;
– O grupo ótico traseiro, também em LEDs, apresenta um efeito 3D com desenho profundo e inédito que atende com requinte a códigos tanto futuristas quanto tecnológicos. Além disso, a parte traseira é dinamizada pela adoção de uma tampa que envolve toda a largura do veículo, sugerindo robustez e generosidade ao porta-malas.
Duas versões: Seduction e Intensive
O Novo Citroën Grand C4 Picasso chega ao mercado em duas versões: Seduction e Intensive. Externamente, elas possuem poucas diferenças, mas suficientes para demarcar a personalidade de cada uma.
A versão Intensive possui assinaturas exclusivas de LEDs acima dos faróis dianteiros, lanternas traseiras em LED com efeito 3D, friso na cor alumínio envolvendo a grade dianteira e molduras das janelas laterais na cor alumínio. Na versão Seduction, estes dois últimos itens recebem acabamento em preto. Ambas usam rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho Boa.
No interior, existem quatro combinações de revestimentos:
– Tecido Ondulice, combinação preto e grafite;
– Couro e tecido Finn, em preto e grafite perolizado (opcional para ambas as versões);
– Couro Claudia Integral, em preto e grafite perolizado (opcional disponível somente para a versão Intensive).
São cinco as cores disponíveis para o Novo Citroën Grand C4 Picasso por ocasião de sua chegada ao mercado: Blanc Banquise (branco) e Noir Onyx (preto), ambas sólidas; Rouge Rubi (vermelho), Gris Aluminium (prata) e Gris Shark (cinza), todas metálicas.
Painel altamente tecnológico
O painel do Novo Citroën Grand C4 Picasso é estruturado em torno de duas telas: uma tela tátil de 7″ e uma tela panorâmica de 12″ de alta definição. A tela tátil de 7” e os botões laterais permitem atuar nos equipamentos do veículo e a tela 12″ de alta definição mostra as informações essenciais à condução, de maneira personalizada.
A tela plana permite comandar o conjunto das funções de climatização (de duas zonas), navegação, áudio, telefone e ajudas à direção – tudo ao alcance dos dedos.
A tela tátil de 7 polegadas funciona como em um smartphone. Basta deslizar o dedo por ela para fazer uso dos seguintes recursos:
• Fazer e receber chamadas telefônicas por meio da tela tátil com total segurança da função Bluetooth;
• Controlar as funções do sistema de ar-condicionado bi-zone;
• Configurar a navegação por GPS, de modo rápido e intuitivo;
• Controlar o sistema multimídia com rádio, MP3, streaming Bluetooth, entradas USB e P2, com interface intuitiva de comandos (semelhantes aos de um smartphone);
• Configurar dispositivos de ajuda à condução, como o Smart Alert Move (alerta de ponto cego), Park Assist (ajuda de estacionamento) e Visão 360º, entre outros;
• Personalizar layouts das telas, ativar funções e usar ferramentas como calculadora, agenda e informações gerais sobre o uso do veículo, incluindo o Manual de Bordo do veículo.
Um ponto importante sobre a tela tátil de 7” é que ela utiliza propositadamente uma tela resistiva, reagindo somente a partir de uma leve pressão. Tal recurso visa amenizar a oscilação dos dedos causada naturalmente quando o carro está em movimento.
Já a tela HD de 12 polegadas panorâmica exibe informações essenciais à direção e é configurável a qualquer momento pelo motorista. Ele pode escolher entre exibir informações de navegação ou de ajudas à direção – e até incluir uma foto pessoal como fundo de tela!
Essa tela pode ser dividida em três partes iguais – ou seja, três quadros dispostos lado a lado -, cada um com uma informação diferente. O quadro à esquerda congrega sempre as funções de velocímetro e mostrador do nível de combustível e do câmbio (modo de engate – manual ou automático – e marcha engatada). No entanto, outra opção é dividir a tela em dois quadros (1/3 e 2/3).
A tela HD de 12 polegadas panorâmica exibe informações essenciais à direção e é configurável a qualquer momento pelo motorista
Além disso, são três opções de layout (cúbico, elíptico e gráfico). No cúbico, a progressão de velocidade é exibida em uma barra horizontal, enquanto no elíptico o mostrador é circular. Em ambos, aparecem no centro os algarismos da velocidade de momento do veículo.
Para complementar o pacote tecnológico, o sistema multimídia traseiro oferece duas telas individuais que podem ter duas fontes de vídeos e de som independentes – no caso do áudio, há dois fones individuais com tecnologia Bluetooth.
Acesso, partida e porta-malas com acionamento automático
O sistema Keyless é ao mesmo tempo um acesso eletrônico e um sistema de autorização que habilita certas funções do veículo. Para isso, o sistema eletrônico precisa identificar a chave perto ou dentro do carro. No momento em que um motorista carregando a chave se encontra a, aproximadamente, 2 metros do carro, ela é identificada por um sensor de proximidade do veículo e por um gerador de ondas de rádio dentro da própria chave. O veículo é, então, automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada. A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa do motorista: não é necessário procurá-la ou inseri-la na fechadura da porta. Além disso, o sistema permite o travamento das portas por meio do mesmo mecanismo.
Já o sistema Start/Stop permite acionar o motor do Novo Citroën Grand C4 Picasso com uma pressão do dedo, como em um carro de competição. Para ligar o veículo, a chave precisa estar dentro do habitáculo. O volante e a ignição são destravados por meio de um transponder sem fio, sem a necessidade de colocar a chave na ignição.
O sistema Start/Stop permite acionar o motor do Novo Citroën Grand C4 Picasso com uma pressão do dedo, como em um carro de competição
Para ainda mais conforto no dia a dia, a tampa do porta-malas motorizada abre ou fecha automaticamente, bastando pressionar o comando no controle remoto ou o botão na própria tampa do porta-malas. Um sistema de segurança detecta a presença de objetos próximos, impedindo a abertura ou o fechamento do porta-malas. Além disso, o sistema conta com sensor antiesmagamento.