No ano em que Irmã Dulce completa um século de nascimento, seu Centro Educacional Santo Antônio (CESA) também celebra uma data muito especial: 50 anos de existência. O aniversário da escola que hoje é referência em educação e nasceu de um orfanato fundado pelo Anjo Bom da Bahia será comemorado com uma missa no dia 11 de junho (quarta-feira), às 9h, na quadra de esportes da unidade, situada no município de Simões Filho (Av. Eng. Walter Aragão de Souza, s/n, Centro). A celebração contará com a presença de alunos, profissionais e parceiros do núcleo. O evento terá ainda a apresentação do coral e orquestra Santo Antônio, formados por estudantes do colégio das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
Com cinco décadas de atividades, o CESA atende atualmente, em regime de tempo integral, 700 crianças e adolescentes em situação de pobreza e risco social, oferecendo ensino da educação infantil ao 9º ano, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos. O centro proporciona ainda arte-educação (oficinas de cerâmica e tecelagem), educação ambiental, inclusão digital, cursos de iniciação profissional (orquestra, teatro, dança, percussão) e musical (canto coral), além de biblioteca, cinemateca, parque infantil e brinquedoteca; assistência social às famílias e promoção de saúde com atendimentos pediátrico e odontológico. As ações são desenvolvidas em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, o Instituto de Artesanato Visconde de Mauá e o Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Nascido em 1964, mais precisamente no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, o núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce começou como um orfanato onde a freira baiana abrigava meninos sem referência familiar. Em 1994, tornou-se um colégio em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico.
Para a coordenadora pedagógica do CESA, Rita Fróis, “é um grande orgulho fazer parte desta instituição que há 50 anos vem resgatando e ressignificando a vida de crianças e adolescentes em situação de risco social”. “Considerar o ser humano na sua inteireza, em suas várias dimensões, quais sejam, física, intelectual, afetiva, social e espiritual é o fundamento da nossa proposta pedagógica que foi preconizado por Irmã Dulce em toda sua obra. O legado do ´Amar e Servir` está presente em todas as ações da escola e na busca por melhorias constantes”, declara.