A planta do complexo acrílico da Basf, em Camaçari, que inicia o processo de produção no final deste ano, recebeu nesta quarta-feira (14) a visita do embaixador da Alemanha, Wilfried Grolig, e do presidente da Basf para a América do Sul, Ralph Scheens, além do secretário estadual da Indústria Comércio e Mineração, James Correia, e do subsecretário Luiz Gonzaga de Souza.
Com investimento de R$ 1, 2 bilhão, o complexo já está com os principais equipamentos instalados, a exemplo da coluna principal da nova planta de ácido acrílico, com 64,3 metros de altura e 456 toneladas. “É o maior investimento na história da Basf na América do Sul. Aqui vamos fabricar em escala global ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes (SAP), com fornecimento para a indústria de higiene pessoal, químicos para construção civil, resinas acrílicas para tintas, adesivos e tecidos”, explica Scheens.
O embaixador alemão destaca a importância da economia baiana e da região Norte/Nordeste para os investimentos das empresas da Alemanha. “Sempre digo aos empresários do meus país – conheçam o Brasil que existe além do Rio [de Janeiro] e de São Paulo. No Norte/Nordeste e, especialmente na Bahia, o potencial de crescimento é muito maior porque o consumo ainda é baixo, mas o poder de compra aumenta cada vez mais”, diz Grolig.