O presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Silvio Pessoa, divulgou nota publica nesta sexta-feira (2), criticando a escolha, pelo governador Jaques Wagner, do filho do deputado Marcos Medrado para presidir a Bahiatursa. Diogo Medrado, 26 anos, tomou posse na última quarta-feira em lugar de Fernando Ferrero. Na nota, que tem o título “O Turismo é muito mais que 90 segundos”, tempo atribuído ao pardido Solidariedade na propaganda política gratuita da TV, Silvio Pessoa critica a forma que o destino da Bahiatursa foi conduzido. “A empresa foi rifada”, assinala. Leia na íntegra a nota da FeBHA:
Nos últimos dias, o turismo da Bahia se tornou refém de um número intrigante. Não falo aqui dos 7% do PIB, que é o indicador correspondente à soma de todas as riquezas do Estado; tampouco estou me referindo aos cerca de 500 mil empregos diretos e mais de 2 milhões e 500 mil de empregos indiretos (somente em hotelaria 3.500 Hotéis e 30.000 Bares e Restaurantes) isso sem contar os outros 50 setores que interagem no setor econômico do estado.
O Turismo é a atividade que gera em todo o território baiano, uma movimentação anual de aproximadamente R$ 10 bilhões e um fluxo de mais de 6 milhões de visitantes de outros estados e países. Mas, aos 90 segundos de tempo no programa de rádio e TV para a campanha eleitoral de 2014, motivo pelo qual a pasta que cuida da promoção da nossa imagem foi rifada recentemente.
Aqui não se questiona a escolha de fulano ou beltrano para o comando de uma das atividades mais importantes para a economia da Bahia, mas a forma pela qual o seu destino foi conduzido, neste ano tão significativo, a pouco mais de um mês da realização da Copa do Mundo.
Por diversas vezes, apoiamos as decisões tomadas pelo governo e também, como legítimos representantes do turismo no Estado, fizemos os alertas que considerávamos necessários.
Neste momento, reafirmamos a insatisfação do setor com a saída do presidente Fernando Ferrero, profissional que já conhece o setor e domina as engrenagens da máquina pública. Diante disso, também registramos a nossa frustração com quem prometeu que o
turismo seria parte de uma política de Estado e não apenas de governo. Desta vez, fica a sensação de que o fisiologismo venceu o interesse coletivo.
Desta forma, consideramos que o turismo da Bahia, este sim foi o principal derrotado na nossa história recente.
Conclamamos que a todos os Presidentes de entidades de classe: não fiquem em cima do muro, pois quem fica em cima do muro leva tiro dos dois lados.
Defendam os interesses de seus associados e não os seus interesses particulares.
Tomem partido, pois todos estamos vivenciado este momento político atual.
O Trade Turístico unido sempre será mais forte.